Artigos

Estranhamento

25/08/2020_

Leo Rosa de Andrade* – Cuidados com a lareira. Nem fogo demais, nem fogo de menos. Fogo suficiente para a chama perdurar ardente. Isso pede dedicação, com lenha certa em lugar e tempo certos: um estado de crepitação que deve ser musical; um tremeluzir que ajeita iluminação constante. O resultado fica muito carinhoso com os sentidos. Quando se namora à lareira, mais ainda se o vinho luxuria o ambiente, não se quer morrer, nem para se ir ao inferno, que é onde fica o céu. Quer-se, nem mais, nem menos do que se tem.

Lareira. Café com Jornalista

Estava ela no desfrute dessa situação: cuidava do fogo, servia o vinho, fazia os carinhos. Ele, refestelado em deleites. Não se falava muito, apenas se sentiam os prazeres de se estar sentindo prazeres. Ele resolve agradar: "Gosto de estar assim, gosto do teu colo; quero dormir aqui". Ela como que despertou: estava, mesmo, tudo muito bom para ele; percebeu que estava bom para ele por tempo demasiado, e intuiu que ele não se apercebia que por tempo demasiado não estava tão bom para ela.


Era prazeroso servir, agradar, aconchegar. Fazia-o mesmo para gosto seu. Mas havia uma falta. A palavra que a acudiu foi reciprocidade. Nos afetos, sim, está, não há contabilidade de equivalência; não se devolve o recebido com exata...

Continue lendo...



Agosto / 2020
Dia 25 (terça)Estranhamento
Dia 14 (sexta)Futebol é coisa de mulher

Julho / 2020
Dia 24 (sexta)A empatia está fora de moda
Dia 15 (quarta)Como calcular o pró-labore

Maio / 2020
Dia 15 (sexta)Suicídio, e daí?

Abril / 2020
Dia 15 (quarta)No diário da pandemia, o sorrateiro coronavírus chega perto de nós
Dia 12 (domingo)Pós-verdade, fake news e Páscoa
Dia 1º (quarta)A covid-19 e a saúde emocional dentro de casa

Março / 2020
Dia 30 (segunda)O fim do isolamento seria um retrocesso fatal para muitas pessoas
Dia 14 (sábado)Abraçar ou não abraçar Suzy: o que faria Jesus?
Dia 12 (quinta)Reportagem de Drauzio para o Fantástico cometeu três erros crassos
Dia 8 (domingo)Grito de dor no Dia Internacional da Mulher
Dia 3 (terça)As mulheres na luta política

Fevereiro / 2020
Dia 25 (terça)A reposição da inflação repõe mesmo a inflação?
Dia 24 (segunda)Devaneios extraordinários, vidas ordinárias

* Os artigos não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Jornalista, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão. (Do editor)




A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.


0 comentário(s):

Postar um comentário