Café publicou 32 artigos de 15 leitores no ano da pandemia
31/12/2020_
Café com Jornalista – Editado pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, ex-repórter de O Diário, este blog foi relançado em 25 de fevereiro de 2020, com a proposta de cobrir a política local com seriedade e isenção. Desde então, 32 artigos (além de inúmeras matérias, colunas e entrevistas) foram publicados.
![]() |
Os artigos foram assinados por 15 leitores |
No Café, os artigos consistem num espaço de pluralidade, que vem a ser um dos compromissos do jornalismo. Os textos de terceiros não refletem, necessariamente, a opinião do Café, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão.
Os 32 artigos foram redigidos por 15 leitores/colaboradores, dos mais variados segmentos sociais e com opiniões distintas. São eles e elas:
- Tania Tait, escritora e professora aposentada da UEM (10 artigos)
- Rubem Mariano, teólogo, psicólogo e filósofo (7)
- Reginaldo Dias, historiador e professor da UEM (2)
- Léo Rosa de Andrade, psicanalista e jornalista (2)
- Luiz Fernando Cardoso, jornalista e editor do Café (1)
- Paulo Vidigal, advogado e ex-servidor municipal de Maringá (1)
- Gilmar Duarte da Silva, empresário e escritor (1)
- Messias Mendes, jornalista, atualmente no Jornal do Povo (1)
- Cláudio Costa, jornalista (1)
- Larissa Bezerra, jornalista (1)
- Leandro Fóz, ator e professor de teatro (1)
- Violeta Rodrigues Costa Horita, colunista de jornal (1)
- Paulo Vicari, servidor do Estado do Paraná (1)
- Regina Daefiol, jornalista e historiadora (1)
- Rodrigo Borba Côrtes, bacharem em Direito (1)
Uma curiosidade, entre as 20 publicações mais lidas do Café, em 2020, figurou um artigo: "Não, essa culpa não lhe cabe, Ulisses Maia". Assinado pelo jornalista Messias Mendes, o texto abordou as medidas restritivas adotadas pelo prefeito de Maringá na pandemia. O autor fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro por sua condução da crise sanitária e econômica.
Quase sempre, os artigos por aqui publicados são inéditos em sites e blogs, em respeito aos leitores exigentes, que buscam no Café conteúdo exclusivo. E nem sempre os artigos agradam a todos, gerando críticas especialmente quando tratam de política – numa sociedade pouco tolerante e polarizada.
Como diz a frase de capa deste blog (na versão para PC), atribuída a George Orwell: "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". Assim continuará sendo, sempre com respeito aos leitores, com doses nada homeopáticas de café e com o apoio inestimável dos articulistas.
Novembro / 2020
Setembro / 2020
Agosto / 2020
☕ Estranhamento
☕ Estranhamento
Julho / 2020
☕ A empatia está fora de moda
☕ A empatia está fora de moda
☕