Opinião em 2020

Café publicou 32 artigos de 15 leitores no ano da pandemia

31/12/2020_

Café com Jornalista – Editado pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, ex-repórter de O Diário, este blog foi relançado em 25 de fevereiro de 2020, com a proposta de cobrir a política local com seriedade e isenção. Desde então, 32 artigos (além de inúmeras matérias, colunas e entrevistas) foram publicados.

Lista de artigos publicados em 2020 no Café com Jornalista
Os artigos foram assinados por 15 leitores
No Café, os artigos consistem num espaço de pluralidade, que vem a ser um dos compromissos do jornalismo. Os textos de terceiros não refletem, necessariamente, a opinião do Café, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão.

Os 32 artigos foram redigidos por 15 leitores/colaboradores, dos mais variados segmentos sociais e com opiniões distintas. São eles e elas:

Uma curiosidade, entre as 20 publicações mais lidas do Café, em 2020, figurou um artigo: "Não, essa culpa não lhe cabe, Ulisses Maia". Assinado pelo jornalista Messias Mendes, o texto abordou as medidas restritivas adotadas pelo prefeito de Maringá na pandemia. O autor fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro por sua condução da crise sanitária e econômica.


Quase sempre, os artigos por aqui publicados são inéditos em sites e blogs, em respeito aos leitores exigentes, que buscam no Café conteúdo exclusivo. E nem sempre os artigos agradam a todos, gerando críticas especialmente quando tratam de política – numa sociedade pouco tolerante e polarizada.

Como diz a frase de capa deste blog (na versão para PC), atribuída a George Orwell: "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". Assim continuará sendo, sempre com respeito aos leitores, com doses nada homeopáticas de café e com o apoio inestimável dos articulistas.



Setembro / 2020

Agosto / 2020
Estranhamento


Maio / 2020
Suicídio, e daí?

Abril / 2020
No diário da pandemia, o sorrateiro coronavírus chega perto de nós
Pós-verdade, fake news e Páscoa
A covid-19 e a saúde emocional dentro de casa

Março / 2020
O fim do isolamento seria um retrocesso fatal para muitas pessoas
Abraçar ou não abraçar Suzy: o que faria Jesus?
Reportagem de Drauzio para o Fantástico cometeu três erros crassos
Grito de dor no Dia Internacional da Mulher
As mulheres na luta política

Fevereiro / 2020
A reposição da inflação repõe mesmo a inflação?
Devaneios extraordinários, vidas ordinárias

* Os artigos não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Jornalista, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.

Fim de Ano com Café

No fim de 2020, o Café com Jornalista publicou uma série de matérias positivas, com votos de um feliz 2021, sem coronavírus e com muita alegria, paz, amor e dinheiro no bolso. Relembre clicando na imagem acima. 


Um comentário:

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista