sábado, 6 de março de 2021

Cafeinado: Paraná tem 6% das mortes por covid-19 registradas no Brasil na sexta

06/03/2021_

Café com Jornalista – O Brasil registrou 1.760 mortes pela covid-19, na sexta (5), segundo levantamento do consórcio dos veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. Foram 107 óbitos pela doença no Paraná, o equivalente a 6,1% do total. O Estado já soma 12.100 mortes na pandemia.

Das vítimas do boletim de sexta, eram 52 mulheres e 55 homens, com idades que variam de 14 a 95 anos. Oito óbitos ocorreram em 2020, os demais até 5 de março de 2021. Com as novas variantes da covid-19, já predominantes no Paraná, foi-se o tempo que que a covid-19 não levava jovens e adolescentes à UTI.

Com 107 óbitos no boletim de sexta (5), o Paraná chega a 12.100 mortes pela covid-19.
Clique na imagem para ler mais sobre o boletim de sexta (5)

Maringá

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, no boletim de sexta, 267 novos casos do coronavírus e 14 óbitos pela covid-19. As vítimas tinham entre 40 e 85 anos, e apenas a mais jovem delas não tinha comorbidade. Segundo médico que trabalha em três hospitais da cidade, "Maringá já colapsou". 

Campo Mourão

A situação é crítica em todo o Estado. Em Campo Mourão, a vice-presidente da Câmara Municipal, Naiany Hruschka Salvadori, fez um apelo desesperado para que a população mourãoense evite aglomerações. Biomédica, a vereadora ficou horrorizada com o cenário de guerra que presenciou nos hospitais – veja mais aqui

Vacina

A imunização prossegue em todo o Brasil a passos lentos. No Paraná, 455.608 doses da vacina contra a covid-19 haviam sido aplicadas até a manhã de sexta. São 337.063 da primeira dose e 118.545 da segunda. Para começar a bloquear o coronavírus, é necessário que mais da metade dos 11,3 milhões de paranaenses sejam vacinados.


Fondazi

Circulou nas redes sociais o boato de que o advogado Laércio Fondazzi havia morrido de covid-19, com alguns comunicadores replicando a "notícia". Esse tipo de situação sempre soa desrespeitosa ao paciente em questão e sua família. Ex-produrador-geral do município, Fondazzi está internado com covid-19, em estado grave.

Pela vida

Um grupo de imbecilizados, alheios à gravidade da pandemia e da falta de leitos de UTI, fizeram um protesto diante da casa do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), para protestar contra as medidas restritivas. Ulisses respondeu nas redes sociais: "Continuarei defendendo a vida, sempre! (...) Não me curvarei às ameaças".

Pandemia

Em tempos de necessário distanciamento social, os consumidores têm comprado até imóvel pela internet. Imobiliárias que já praticaram o modelo híbrido (virtual e presencial) de atendimento, não tiveram dificuldades para se adaptar aos períodos de lockdown. É o que diz matéria da jornalista Graziela Castilho.

Meme

Como os viciados em café já sabem, o Decreto 606/2021 restringiu a circulação de pessoas em Maringá, entre a sexta passada e segunda (8). Entre as medidas adotadas está a proibição da utilização das pistas de caminhada. Virou meme.

Atletismo na pista de caminhada do Parque do Ingá
Atletismo na pista de caminhada do Parque do Ingá


Bitcoin 1

Estou lendo o livro "Bitcoin: A moeda na era digital". Ah, se eu tivesse lido algo assim antes. Lembro-me que cheguei a cogitar a compra de 1 BTC, em outubro de 2013, a menos de R$ 1.000, mas acabei desistindo por desconfiar da criptomoeda. Neste sábado (6), 1 BTC está cotado a R$ 271 mil. Daria para comprar um apê. 

Bitcoin 2

Autor do livro, Fernando Ulrich é mestre em economia pela Escola Austríaca pela URJC (Madri, Espanha). Ele mantém um excelente canal no YouTube sobre economia e investimenos. Há bons vídeos, claro, sobre criptomoedas. 


Leia também


Esta coluna é assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor do Café com Jornalista. Clique aqui ou na imagem acima para ler mais publicações da coluna Cafeinado. Leia ainda publicações com algumas das tags mais populares do blog: Bolsonaro, Dilma, Doria, Ulisses Maia, Câmara, Eleições 2020, covid-19, vacina.

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista