segunda-feira, 8 de março de 2021

Prefeitura de Maringá estende medidas de isolamento social até domingo

08/03/2021_

Café com Jornalista, com PMM – Em decreto publicado na tarde desta segunda (8), a Prefeitura de Maringá estendeu as medidas de isolamento social até 14 de março. A decisão leva em conta os preocupantes números da covid-19, neste momento da pandemia.

Leia o Decreto 632/2021 na íntegra – clique aqui
O Decreto 632/2021 entra em vitor à zero hora desta terça (9), com vigência até as 23h59 de domingo (14). Salvo exceções, o novo decreto mantém medidas adotadas no Decreto 606/2021, com validade até as 23h59 desta segunda (8).


Entre as medidas adotadas está o adiamento da volta às aulas presenciais, que permanecem suspensas nas instituições de ensino públicas e privadas da cidade. O decreto levou em conta as decisões judiciais contra as liminares que garantiram a algumas escolas a retomada das aulas.

O posicionamento de Ulisses nessa questão não é exceção. Em recente reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), os prefeitos da região se posicionaram, por unanimidade, contra as aulas presenciais, neste momento crítico da pandemia.

"O combate à pandemia seguirá firme em Maringá para diminuir taxa de transmissão do vírus e salvar vidas. Não podemos abrir margem para perder vidas e deixar o sistema de saúde colapsado. Como vocês estão vendo, os números são os piores em todo Brasil desde o início da pandemia", escreveu o prefeito Ulisses Maia (PSD), nas redes sociais. 
A seguir, veja o resumo do que pode e não pode, de acordo com informações publicadas no site da Prefeitura sobre o Decreto 632/2021.


Restrições e proibições

Eventos: Está proibida a realização de todos eventos no município de Maringá, inclusive aqueles decorrentes de casamentos agendados até 27/11/2020;

Toque de recolher: Continua valendo das 20h às 5h da madrugada, diariamente. A mesma restrição vale para a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo. O desrespeito a essa regra será punido com multa de R$ 1.000.

Paço: O atendimento ao público na Prefeitura de Maringá permanece suspenso durante o período.

Academias: Permanece suspenso o funcionamento de academias e estabelecimentos de práticas físicas ou esportivas.

Templos: Atos religiosos em igrejas, templos, capelas estão permitidos somente on-line;

Clubes e associações: Segue proibida a utilização de espaços públicos para aglomeração ou atividade física coletiva, funcionamento e utilização de áreas comuns em condomínios, clubes e associações recreativas.

Áreas públicas: Permanecem proibidas as aglomerações em áreas de lazer públicas, tais como ruas, avenidas, praças, quadras esportivas, pista de caminhado do Parque do Ingá, Bosque 2, Vila Olímpica, etc, complexos de esporte e lazer, academias da terceira idade, pistas de skate, complexos esportivos “Meu Campinho”, Praça da Catedral, Praça do Aeroporto Antigo, Praça das Antenas, Praça Farroupilha, Vila Olímpica, dentre outros.

Cirurgias: Também ficam suspensas as cirurgias eletivas hospitalares e ambulatoriais ou hospital dia, independentemente da demanda de terapia intensiva no pós-operatório, nos serviços públicos e privados.


Atividades permitidas

Mercados: Podem funcionar presencialmente de segunda a sábado, até as 20h, supermercados, mercados, mercearias, quitandas, padarias, açougues e peixarias. As feiras também funcionarão no mesmo período e horário, sendo proibido o consumo no local. A venda de bebida alcoólica gelada está proibida. 

Serviços e indústria: O decreto ainda prevê o funcionamento de agências bancárias e lotéricas, prestação de serviço emergencial (atendimento em saúde humana e animal), indústrias, automecânicas e bicicleteiros (somente para emergências) escritórios de contabilidade e administrativos das empresas para atender as obrigações financeiras, legais, fiscais e tributárias.

Farmácias e postos: Podem funcionar, todos os dias, farmácias; postos de combustíveis (exceto lojas de conveniências) e distribuidora de água e gás para distribuir exclusivamente esses produtos.

Delivery: Bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, petiscarias, lojas de vendas de açaí, carrinhos de lanches e similares funcionarão somente por delivery, de segunda a domingo, com atendimento até as 22 horas.

Resumo

Nas informações acima, o decreto está apresentado de forma resumida. O Café sugere a leitura do documento na íntegra, aqui.


 Jornalistas Pupim e Luiz de Carvalho estreiam blog e site

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista