terça-feira, 9 de março de 2021

Câmara de Maringá retoma sessões presenciais nesta terça, com restrições

09/03/2021_

Café com Jornalista – Após a publicação da Portaria 097/2021, que cancelou duas sessões ordinárias e suspendeu atividades legislativas e administrativas, a Câmara de Maringá retoma parcialmente suas funções. A Casa de Leis segue fechada, mas as sessões ordinárias voltam a ocorrer de forma presencial.

Câmara de Maringá retoma sessões presenciais nesta terça, com restrições
Portaria suspende atividades presenciais administrativas e legislativas
De acordo com a Portaria 099/2021, as atividades presenciais e administrativas no edifício da Câmara ficam suspensas até as 23h59 de 16 de março. A exceção são as sessões ordinárias, que serão realizadas presencialmente com a presença apenas de vereadores e "servidores indispensáveis à realização das mesmas [sessões]".  


Os assessores comissionados dos gabinetes não devem comparecer às sessões, podendo acompanhá-las pela internet (assim como a população). Vereadores com 60 anos ou mais ou aqueles com doenças crônicas ficam dispensados das sessões. A portaria não menciona a imprensa, mas o Café obteve a informação de que a presença de jornalistas será permitida.

"Os servidores efetivos e comissionados deverão desempenhar suas atribuições em regime de teletrabalho (homeoffice), no que couber, devendo também ficar disponíveis para eventual necessidade de comparecimento pessoal ao serviço, a pedido da chefia imediata", diz trecho do documento.
As medidas da portaria anterior foram adotadas após o vereador Paulo Biazon (PSL) e vários funcionários terem contraído o coronavírus. Desde então, a situação na cidade continua preocupante, levando o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), a editar nova portaria.

Anteriormente, Hossokawa disse que a possibilidade de realização de sessões remotas está sendo estudada. Isso já ocorre na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e em várias outras casas legislativas. As sessões são realizadas toda terça e quinta, a partir das 9h30.

Pauta

A ordem do dia conta com cinco projetos de lei e 17 requerimentos. Além disso, os vereadores votarão na sessão desta terça (9) dois projetos em regime de urgência. Um deles autoriza a Prefeitura de Maringá a integrar a Frente Nacional dos Prefeitos; o outro autoriza o município a participar do consórcio dessa frente para a compra de vacinas. 

Assista à sessão aqui.

 Dr. Manoel detona negacionistas antivacina e pró-cloroquina

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista