segunda-feira, 1 de março de 2021

Câmara de Maringá cancela as duas sessões ordinárias desta semana

01/03/2021_

Café com Jornalista – A Câmara de Maringá cancelou as sessões ordinárias até a próxima segunda (8). Isso significa que as duas sessões desta semana – na terça (2) e quinta (4) – não serão realizadas, conforme previsto na Portaria 097/2021. 

Atividades da Câmara de Maringá estão suspensas até 8 de março
Atividades da Câmara de Maringá estão suspensas até 8 de março
Assinada pelo presidente da Casa, Mário Hossokawa (PP), a portaria segue o Decreto 6.983/2021 do governo do Estado, que proibiu atividades não essenciais até 8 de março. O objetivo é frear o contágio pelo coronavírus no pior momento da pandemia no Paraná.


Para esse período, também foram canceladas as as reuniões das comissões (permanentes e temporárias) e audiências públicas. As atividades presenciais administrativas e legislativas no sede da Câmara foram suspensas, bem como o curso dos prazos já definidos.

"Minha preocupação era com a falta de leitos dos hospitais da nossa cidade. Tanto na rede pública como particular estavam esgotados os leitos não só para coronavírus, mas para pessoas com outras doenças e acidentadas. Com esse sacrifício de todos nós, nestes nove dias [do decreto estadual], vamos diminuir o máximo possível de pessoas nas ruas. Peço a compreensão de todos", disse Hossokawa, em vídeo publicado na sexta (6).  
Nesta segunda (1º) o presidente acrescentou, em postagem nas suas redes sociais, que o retorno das atividades do Legislativo, de forma presencial, vai depender da situação da covid-19 em 8 de março. Se os índices de contágio não tiverem baixado, não está descartada a realização de reuniões de forma remota.

"A Câmara não pode ficar mais tempo parada, temos matérias importantes que precisam ser votadas. Vamos estudar com bastante critério o que vai acontecer nesses nove dias de decreto", comentou Hossokawa.
Com isso, as votações previstas para esta semana ficam adiadas. Uma delas é a gratificação temporária de 20% para os servidores municipais que atuam na linha de frente contra a covid-19. O projeto foi tirado da pauta a pedido do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) – saiba mais aqui.

Esta é a segunda vez na pandemia que a Câmara de Maringá precisa cancelar sessões ordinárias por causa da covid-19. Na primeira ocasião, entre 2 e 17 de abril, cinco sessões ordinárias deixaram de ser realizadas. 




>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista