terça-feira, 2 de março de 2021

Cafeinado: Governadores reclamam do presidente antimáscara

02/03/2021_

Café com Jornalista – No pior momento da pandemia, o Brasil está à beira de um caos que, em grande parte, foi causado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O negacionismo presidencial segue cobrando um preço alto e, agora, entre os indignados estão governadores da base de apoio do presidente, como conta a Folha de S.Paulo (leia aqui).

Pegou extremamente mal a declaração de Bolsonaro sobre as medidas de isolamento social mais rígidas adotadas recentemente por alguns Estados, como ocorre no Paraná. Ou era isso ou era o caos total. Sem nenhuma base legal, o presidente chegou a dizer que "governador que fechar o Estado" deve bancar o auxílio emergencial. E quem se responsabiliza pelas mortes?

Charge sobre o ataque de Bolsonaro à máscara
Charge sobre o ataque de Bolsonaro à máscara

Máscaras

Para muitos, o pior momento de Bolsonaro nesta pandemia se deu na quinta (25), quando ele se manifestou em live contra o uso de máscaras (que ele se nega a usar). "Começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras", disse o presidente, ao listar pontos negativos como irritabilidade, dor de cabeça, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem, fadiga, entre outros. O coronavírus agradece.

Morte

Discursar contra o uso de máscara é coisa de quem é especialista em matar. A máscara é o mecanismo mais democrático de prevenção contra a covid-19 num país em que: pessoas morreram por falta de oxigênio, faltam leitos de UTI, óbitos pela doença seguem batendo recordes, as vacinas são insuficientes e o que não falta é cloroquina – comprovadamente ineficaz contra o coronavírus.

Mais vacina

Mais de cem municípios já demonstraram interesse de participar do consórcio para compra de vacinas contra a covid-19. O movimento, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, deve encontrar dificuldades para comprar o imunizante, uma vez que não há vacinas sobrando no mundo. No entanto, o movimento é válido porque põe pressão no Ministério da Saúde, que perdeu a oportunidade de comprar vacinas em 2020, enquanto outros países já o faziam. 


Murilo Gatti

Várias lideranças municipais, entre elas o prefeito Ulisses Maia e vereadores, e um número incontável de colegas de profissão manifestaram pesar pela morte de Murilo Gatti. O jornalismo maringaense está de luto, e algumas dessas mensagens forem registradas pelo Sindijor (sindicato da categoria). Gatti completaria 41 anos nesta terça (2).

Fake News I

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) publicou nota, em sua página das redes sociais, rebatendo fake news sobre uma possível insolvência da entidade. "Esse tipo de fake news não merece qualquer crédito.  Seguimos fortes!", escreveu Maria Iraclézia de Araújo, presidente da entidade.

Imagens compartilhadas pela SRM

Fake News II

A Prefeitura de Maringá fez um alerta, em seu site, sobre notícias falsas sobre a pandemia com potencial para gerar pânico e insegurança na população. Segundo a nota, essa situação só prejudica os serviços públicos, já saturados. O recomendado é jamais compartilhar informações sem checar a veracidade. Prefira notícias de fontes oficiais e de veículos de comunicação confiáveis. 

Câmara

O Legislativo maringaense não terá sessões ordinárias, esta semana, em respeito ao decreto estadual que suspendeu atividades até 8 de março. É a segunda vez que a Câmara de Maringá precisa fazer uma pausa por conta da covid-19 – leia mais aqui


Guedes

Ao podcast Primocast, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse que o Brasil pode virar a Argentina em seis meses e a Venezuela em um ano e meio, caso continue tomando decisões erradas de política econômica. A pergunta: como fica agora quem votou em Bolsonaro para o país "não virar uma Venezuela"?

Chocolate

A melhor dica de investimento para 2021 é a aquisição de franquia de uma loja de chocolates. Que o diga o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que adquiriu uma mansão em Brasília avaliada em R$ 6 milhões. São 1.100 m², com direito a piscina, spa e academia – veja aqui. O filho do presidente é acusado de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro no caso das "rachadinhas".

Futebol

Foram definidos, na tarde desta terça (2), os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, que conta com 80 times. Dos times da Série A que entram nessa fase, destaque para o Corinthians, que enfrentará o Salgueiro-PE. Cianorte e Paraná farão o único duelo paranaense. Leia mais aqui


Leia também

 Fiocruz recebe IFA para 12,2 milhões de doses da vacina contra covid-19



Esta coluna é assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor do Café com Jornalista. Clique aqui ou na imagem acima para ler mais publicações da coluna Cafeinado. Leia ainda publicações com algumas das tags mais populares do blog: Bolsonaro, Dilma, Doria, Ulisses Maia, Câmara, Eleições 2020, covid-19, vacina.

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista