segunda-feira, 1 de março de 2021

Artigo: Produto Interno Doce

01/03/2021_

Por Claudemir Batista* – Grandes economistas ganham o Prêmio Nobel produzindo teorias e modelos que ajudam explicar os fenômenos que movem a economia, pois bem...

A tradicional gominha vendida nos semáforos
A tradicional gominha vendida nos semáforos
Não sei se o fabricante do produto que vou citar tem a noção do grau de importância social que tem para o atual momento que estamos passando. Refiro-me àquelas gominhas doces, coloridinhas, embaladas num plastiquinho. Aquelas que estão nas caixinhas e nas mãos de vendedores adultos, crianças e indígenas, que se acumulam nos semáforos das nossas cidades.


Infelizmente, diante do cenário que estamos – de avanço da pobreza, desemprego, fim do auxílio emergencial, consequências da quebra na economia em especial por conta da pandemia – é em muitos casos e para muitos o único ganha pão possível.

É a forma que se tem para manterem um mínimo de dignidade: oferecer-nos as gominhas, ainda que nossos dedos fechem os vidros dos carros e nossos olhos percam a sensibilidade. Sensibilidade para ver naquele vulto um ser humano.

Portanto, se puder e quiser: compre a gominha doce. Ela é o que atualmente movimenta nossa base econômica. 

Quero Café! Crônicas de uma saudosa redação de jornal. Autor: Luiz Fernando Cardoso
Quero Café! Crônicas de uma saudosa redação de jornal – Clique para ler!
* Gestor público, Claudemir Batista é diretor administrativo da Câmara de Maringá.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Os artigos não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Jornalista, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista