quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Na busca por sinais de vida, rover Perseverance da Nasa pousa em Marte nesta quinta

18/02/2021_

Café com Jornalista, com Agência Brasil – A sonda da Nasa com o rover Preseverance chega a Marte, nesta quinta (18), com direito a transmissão ao vivo. De acordo com o site da agência espacial norte-americana, o pouso está previsto para pouco antes das 18 horas (horário de Brasília).

Rover Perseverance – Imagem: Divulgação/Nasa
Rover Perseverance – Imagem: Divulgação/Nasa
Um dos objetivos do rover Perseverance é buscar por sinais de vida pregressa na atmosfera e no solo marciano. A sonda pousará numa região conhecida como Cratera de Jezero, local que, segundo cientistas, foi o leito de um rio num passado bem, mas bem remoto. Entre 4 bilhões e 3 bilhões de anos atrás, o planeta era mais azul, continha água em estado líquido e uma atmosfera mais densa.


O veículo exploratório é o mais moderno já enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho. O robô é dotado de tecnologia de última geração, que permitirá aos cientistas ampliar os conhecimentos sobre a geologia de Marte. O rover carrega um helicóptero (similar a um drone), permitindo pela primeira vez à Nasa voar na atmosfera marciana. 

A meta é ampliar como nunca os conhecimentos sobre Marte, inclusive sobre como fabricar oxigênio por lá, de forma a viabilizar futuras explorações ao planeta. O rover Perseverance pesa por volta de uma tonelada, com cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,2 metros de altura.

De acordo com a Nasa, às 11h30 desta quinta, 99,89% da viagem já havia sido completada, com 470,3 milhões de milhões de quilômetros percorridos. Faltavam, ainda, 460 mil quilômetros para a chegada a Marte.


Como assistir

A Nasa promete transmitir ao vivo a chegada do rover Perseverance a Marte. Pela primeira vez, o pouso terá transmissão oficial também em espanhol, no canal da agência no YouTube.

Também é possível assistir ao evento diretamente no site da Nasa. O início da transmissão, com comentários, está previsto para as 16h15. 

canal Mensageiro Sideral vai acompanhar, com comentários em português. Uma dica é assistir à transmissão diretamente no canal da Nasa, mas com o áudio do Mensageiro Sideral, que cobre com propriedade as viagens espaciais.




>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista