segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Maringaense já pode fazer pré-cadastro para vacinação contra covid-19

15/02/2021_

Café com Jornalista, com PMM – A Secretaria de Saúde de Maringá lançou, recentemente, uma página para que os munícipes fazem um pré-cadastro para vacinação contra a covid-19. Na Cidade Canção, a campanha de imunização começou em 19 de janeiro.

Pré-cadastro para ser vacinado contra covid-19 deve ser feito no site da Prefeitura de Maringá
Pré-cadastro para ser vacinado contra covid-19 deve ser feito no site da Prefeitura de Maringá – clique na imagem
Segundo o site do pré-cadastro, a campanha é dividida em cinco fases. A primeira incluiu idosos e trabalhadores de instituição de longa permanência (asilos), e trabalhadores da Saúde. A segunda fase tem como público-alvo pessoas com mais de 60 anos. Segundo o portal, até as 12h45 desta segunda (15), 13.647 pessoas haviam sido imunizadas contra a covid-19.


No pré-cadastro, o internauta é informado de que não há garantia de data específica para a vacinação. O editor do Café, que se enquadra na quinta e última fase (menores de 60 anos), fez a inscrição para testar o sistema. O processo leva menos de cinco minutos.

O munícipe precisa informar os seguintes dados: nome, data de nascimento, CPF, endereço completo, e-mail, telefone e unidade básica de saúde (UBS) de referência. O sistema poderia bem indicar a UBS baseado no endereço informado, mas essa facilidade não está disponível.


Após essa etapa, o maringaense tem de informar sua área de atuação profissional ou local de trabalho, como educação ou transporte coletivo, por exemplo. Isso determinará se ele estará em algum grupo prioritário ou não. Também é necessário informar se tem alguma comorbidade e se pertence a algum grupo de risco.

No fim, é importante ticar na opção "Aceito receber atualizações e informações sobre a covid-19 no meu e-mail e/ou via SMS". O pré-cadastro é encerrado com a informação sobre em qual fase da campanha a pessoa se enquadra. 

"Essa é mais uma ferramenta para trazer transparência aos dados da vacinação e possibilita o cidadão saber em qual fase será vacinado com base nos dados informados no cadastro", disse o prefeito Ulisses Maia (PSD).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, este é o segundo site com informações referentes à covid-19. O primeiro é o Notifica Saúde, que é atualizado diariamente com números de casos confirmados de coronavírus e informações sobre a evolução da pandemia em Maringá.


>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista