quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Nova lei determina publicação de lista dos vacinados contra covid-19 no Portal da Transparência de Maringá

18/02/2021_

Café com Jornalista – O maringaense terá acesso, em breve, ao nome das pessoas vacinadas contra a covid-19. A lista deverá ser publicada pela administração municipal no Portal da Transparência de Maringá, conforme disposto na primeira lei de autoria da vereadora novata Professora Ana Lucia (PDT).

A vereadora Professora Ana Lucia – Foto: Marquinhos Oliveira/CMM
O Projeto de Lei 15.817/2021 foi aprovado, em terceira discussão, na sessão de terça-feira (16). Agora, a lei segue para sanção do prefeito Ulisses Maia (PSD), entrando em vigor na data de sua publicação no Órgão Oficial do Município.


De acordo com a nova lei, a administração precisará disponibilizar no Portal da Transparência os seguintes dados referentes aos vacinados contra a covid-19:

  1. Nome completo, sexo e data de nascimento da pessoa vacinada;
  2. Número do cartão SUS da pessoa vacinada;
  3. Identificação da categoria do grupo prioritário a que a pessoa vacinada está vinculada;
  4. Data da aplicação da vacina (todas as doses);
  5. Nome do profissional responsável pela aplicação da vacina;
  6. Registro do estabelecimento de saúde onde foi aplicada a vacina no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  7. Nome do laboratório responsável pelo fornecimento da vacina;
  8. Código e lote da vacina aplicada.
O projeto de Ana Lúcia recebeu três emendas, uma aditiva e duas supressivas – todas de sua autoria. A aditiva ajusta a lei municipal à Lei Federal n. 13.709/2018, que dispõe sobre a protedação de dados (leia mais aqui).


A primeira emenda supressiva retira do texto original a palavra "sexo". A outra suprime o inciso III (art. 1º), que dispunha sobre a "Identificação da categoria do grupo prioritário a que a pessoa vacinada está vinculada" (acima, em vermelho).
 
Com a transparência, a população terá mais condições de ajudar na fiscalização, apontando possíveis irregularidades no processo. Também esta semana, a Câmara de Maringá aprovou multa pesada para quem furar a fila da vacina.



>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista