terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Motoristas desmentem fake news sobre sindicato; greve do transporte coletivo continua nesta quarta

09/02/2021_

Café com Jornalista – Motoristas desmentiram, nesta terça (9), fake news de que o Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) estaria coagindo os trabalhadores a manterem a paralisação no transporte coletivo. A greve, como já é de conhecimento público, foi motivada após as empresas TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (metropolitano) deixarem de pagar parte do salário de janeiro.

Em vídeo, motoristas desmentem fake news sobre sindicato
Em vídeo, motoristas desmentem fake news sobre sindicato
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, nesta terça (9), os motoristas demonstram indignação com as inverdades. "[Roberto] Jacomelli [gerente administrativo da TCCC] deu uma entrevista à Jovem Pan, dizendo que a gente está sendo intimidado pelo sindicato e pelo Emerson [dirigente sindical] pra gente estar aqui. Alguém viu o Emerson aqui?", pergunta um dos motoristas aos colegas, que respondem com uníssono "não".

"Todo mundo aqui está por espontânea vontade, pela categoria. Estamos todo mundo junto nessa, pelo nosso direito. Não estamos sendo intimidados por sindicato. Vou repetir mais uma vez: não tem sindicato aqui junto conosco", diz outro motorista, no mesmo vídeo.
Segundo os motoristas, a pandemia veio para todo mundo, para o pai de família também e não apenas para os mais ricos. "Estamos lutando pelos nossos direitos, e todos nós estamos juntos", comentou um dos trabalhadores.


Greve continua

Segundo informações do site do Sinttromar, a entidade sindical foi informada que a paralisação do transporte coletivo entrará, nesta quarta (10), em seu terceiro dia. Houve nova reunião entre os motoristas e a diretoria da empresa, mas a categoria não aceitou retomar as atividades.


A empresa já pagou o salário pendente de janeiro, mas, agora, os motoristas cobram da TCCC e Cidade Verde a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com pagamento retroativo do reajuste salarial. Com as negociações da data-base em aberto há quase um ano, a categoria está sem reposição da inflação.

A empresa diz estar quebrada, mas, segundo o sindicato, até o momento não foram apresentados balancetes que comprovem essa dificuldade. Em notificação, a Prefeitura de Maringá cobrou da concessionária balancetes que comprovem a viabilidade da empresa sem seguir prestando o serviço. Nas redes sociais, o prefeito Ulisses Maia (PSD) já levantou a possibilidade de quebra de contrato.

 Prefeitura de Maringá vai pagar gratificação e indenização a servidores da linha de frente contra a covid-19

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista