segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Maringá é a segunda cidade mais empreendedora do Paraná, aponta índice

01/02/2021_

Café com Jornalista – Sempre bem avaliada, Maringá aparece bem classificada em mais um ranking nacional. Desta vez, a Cidade Canção é destaque no Índice das Cidades Empreendedoras 2020, segundo informação do site da Prefeitura nesta segunda (1º).

Centro de Maringá com o Terminal Intermodal em primeiro plano – Foto: Tiago Louzada/PMM
No índice, considerado um dos principais em ambiente de negócios no Brasil, Maringá aparece na 33ª colocação no ranking nacional. No Paraná, figura como o segundo município mais empreendedor, atrás apenas de Curitiba. 


O ranking é elaborado pela Endeavor, rede que estimula o empreendedorismo; e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição ligada ao Ministério da Economia.


Por setor, Maringá é a segunda melhor do Paraná nos pilares Acesso à Capital, Inovação, Infraestrutura, Mercado e Cultura Empreendedora; terceira no quesito Capital Humano (atrás de Curitiba e Cascavel) e quarta em Ambiente Regulatório (depois de Cascavel, Londrina e Curitiba).

"O resultado mostra o dinamismo dos nossos empresários que, constantemente se reinventam e inovam. A administração municipal tem sido parceira dos empreendedores e, com o Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social, vamos contribuir ainda mais para alavancar a nossa economia", diz o prefeito Ulisses Maia (PSD).

 

Ranking

A análise do ranking da Endeavor sofreu alterações. Tradicionalmente, eram avaliadas apenas 32 cidades. No recente levantamento, o mapeamento foi ampliado para as cem cidades mais populosas do Brasil. No cenário nacional, Maringá se destaca nos sete pilares avaliados para o crescimento de um negócio: Ambiente Regulatório, Qualidade da Infraestrutura, Acesso à Capital (Crédito), Mercado, Capital Humano, Inovação e Cultura Empreendedora.




>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista