quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Lira convoca reuniões da Mesa e de líderes da Câmara para discutir prisão do deputado bolsonarista

17/02/2021_

Café com Jornalista, com Agência Câmara – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou reuniões para discutir a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A primeira reunião, às 13 horas, será com a Mesa Diretora, seguida de encontro de Lira com os líderes de bancadas.

Lira diz que vai se guiar pela Constituição na condução do episódio – Foto: Luis Macedo/Câmara
Lira diz que vai se guiar pela Constituição na condução do episódio – Foto: Luis Macedo/Câmara
Silveira foi preso pela Polícia Federal (PF) em Petrópolis (RJ), na noite de terça (16), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Moraes foi de ofício, ou seja, sem provocação da Procuradoria-Geral da República (PGR) ou da PF, por exemplo.


A prisão é em flagrante e inafiançável. Contudo, como se trata de liminar, a decisão de Moraes será submetida aos demais ministros da corte. Há a expectativa de que o presidente do STF, ministro Luiz Fux, leve o caso ao plenário nesta quarta (17).

Alvo de dois inquéritos no STF, um por atos antidemocráticos e o outro, por fake news –, Silveira extrapolou todos os limites ao publicar vídeo no YouTube, na terça (16), em que pedia a destituição dos ministros do Supremo. O deputado bolsonarista também fez apologia ao AI-5 – o mais duro ato institucional da ditadura militar, o qual fechou o Congresso Nacional.

"Eu também vou perseguir vocês. Eu não tenho medo de vagabundo, não tenho medo de traficante, não tenho medo de assassino, vou ter medo de 11? Que não servem para p... nenhuma para esse país? Não, não vou ter. Só que eu sei muito bem com quem vocês andam, o que vocês fazem", disparou Silveira, em trecho de seu polêmico vídeo.
Moraes ordenou que o vídeo fosse retirado do ar pelo YouTube. A defesa de Silveira disse que a prisão representa um "violento ataque à liberdade de expressão". O presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), informou em nota que o partido já está tomando as medidas jurídicas cabíveis para expulsar Silveira da sigla.

Câmara

Lira afirmou, por meio de suas redes sociais, que vai se guiar pela Constituição na condução desse episódio.

"A Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o Plenário. Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição", escreveu Lira.


 Jornalista Gaioto tem livro de poemas publicado em prêmio literário


>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista