terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Cafeinado: Maringá volta ao top do ranking das melhores cidades para se viver no Brasil

09/01/2021_

Café com Jornalista – A grande notícia do dia para os maringaenses é a classificação de Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil. A notícia sobre o ranking, que inclui as cem maiores cidade do país, foi publicada pela Revista Exame nesta terça (9).

Maringá retorna à primeira colocação no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizada pela Macroplan. A cidade já liderou o ranking em duas edições seguidas: 2017 e 2018. Juntos, os cem maiores municípios concentram 39% da população brasileira, 53% dos empregos formais e 48% do Produto Interno Bruto (PIB).

IDGM 2021

O ranking leva em conta quatro indicadores: educação, saúde, segurança e saneamento básico – veja aqui a metodologia. Com 0,756 de pontuação, Maringá ganhou três colocações, superando em 2021 as cidades paulistas de Jundiaí, São José do Rio Preto e Piracicaba. O top dez tem outra cidade do Paraná, Curitiba, que ganhou uma posição e agora está em sétimo lugar no ranking. Veja abaixo.

Muito verde

Da Revista Exame: "Maringá, fundada em 1947, é uma das poucas cidades planejadas do país. Com uma reserva de Mata Atlântica dentro da área urbana, Maringá detém o índice de 26 m² de área verde por habitante, um dos maiores do país. E não é só. Cerca de 94% da população é atendida por serviços da coleta de resíduos sólidos e o acesso ao saneamento básico é universal".

Prefeito

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), festejou nas redes sociais (com toda a razão) o resultado do ranking. "Ser prefeito da MELHOR cidade do país para se viver não tem preço", escreveu o prefeito. Veja o tuíte de Ulisses aqui

Vereadores

Na sessão ordinária desta terça (9), os vereadores também comentaram sobre o ranking. Líder do prefeito na Câmara, Alex Chaves (MDB) disse que Maringá tem de ser a melhor cidade para todos, inclusive para pessoas que precisam de políticas públicas. Biazon (PSL) aproveitou para pedir atenção especial da Prefeitura para com a UPA Zona Norte: "É muito complicada a situação no momento".


Com covid-19

O chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, segue internado em decorrência da covid-19. Jornalista dos bons, com vasto currículo, Trevisan conta com pensamentos positivos e orações de todos os colegas da imprensa. Votos do Café para uma rápida e plena recuperação.

Greve 1

A Justiça do Trabalho concedeu liminar às concessionárias TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (metropolitano), proibindo o sindicato da categoria de impedir a saída de ônibus das garagens. O Sinttromar informa não ter recebido a notificação. Espontânea, a greve desta vez não é coordenada pelo sindicato, como confirmam os próprios motoristas (veja aqui). 

Greve 2

Como já é de conhecimento público, a greve foi motivada após as empresas TCCC e Cidade Verde deixarem de pagar parte do salário de janeiro. Havia a expectativa de que, com isso, o prefeito Ulisses Maia cedesse aos pedidos da empresa, pagando compensação financeira pelas perdas na pandemia. Segundo fonte do Café na administração: "eles trucaram o prefeito e levaram um 6 com muita força".

Greve 3

A empresa pagou parte do salário de janeiro, que estava pendente, mas a categoria pede também que a TCCC/Cidade Verde renove o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), pendente há quase um ano. Os trabalhadores estão sem a reposição da inflação, um pecado em tempos de preços tão altos nos supermercados. Fica a torcida para que a empresa renove logo o ACT, normalizando a situação. A população está penando sem o transporte coletivo.


Meme


Verdão

Não foi desta vez que o Palmeiras alcançou o tão cobiçado título mundial. Todo mundo já sabe: o time paulista foi eliminado pelo Tigres (México), por 1 a 0, na semininal. Não dá para dizer que foi uma vergonha, pois o time mexicano é realmente cascudo. O Verdão disputará o terceiro lugar contra o Al Ahly (Egito) na quinta (11), ao meio-dia. O Tigres enfrentará o poderoso Bayern de Munique na final.

IPTU

Termina nesta quarta (10) o prazo para o contribuinte com imóvel em Maringá pagar o IPTU 2021 com 7% de desconto. Até o fim de janeiro, a Prefeitura já havia arrecadado mais de R$ 50 milhões com o imposto, que teve reajuste de 3,52% frente ao ano passado.

Direito Tributário

O competente advogado e professor universitário Bruno Grego está divulgando o curso "Entenda Direito Tributário", área em que ele possui grande expertise. O programa on-line é destinado a profissionais que querem aprodundar o conhecimento nessa área do Direito. Saiba mais aqui. Grego e este editor do Café foram intercambistas juntos na Austrália, em 2013, pelo Rotary International.



Leia também

 Prefeitura de Maringá vai pagar gratificação e indenização a servidores da linha de frente contra a covid-19
 Motoristas paralisam transporte coletivo por atraso salarial





Esta coluna é assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor do Café com Jornalista. Clique aqui ou na imagem acima para ler mais publicações da coluna Cafeinado. Leia ainda publicações com algumas das tags mais populares do blog: Bolsonaro, Dilma, Doria, Ulisses Maia, Câmara, Eleições 2020, covid-19, vacina.

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista