sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Cafeinado: Deputado bolsonarista Daniel Silveira segue preso; soltura depende de decisão da Câmara

19/02/2021_

Café com Jornalista – O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) teve sua prisão mantida, na quinta (18) após audiência de custódia com o juiz Airton Vieira, que atua como magistrado instrutor do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Agora, caberá à Câmara dos Deputados decidir se solta o deputado ou se acata a decisão do Judiciário.

Silveira foi transferido da sede regional da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, onde estava custodiado, para o Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói. A PF encontrou dois aparelhos celulares. Foi instaurado inquérito para apurar como os celulares foram parar na sala onde estava o deputado.

Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) em sessão da Câmara – Foto: Maryanna Oliveira/Arquivo/Câmara dos Deputados
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) em sessão da Câmara – Foto: Maryanna Oliveira/Arquivo/Câmara dos Deputados

Relembre

O deputado extremista foi preso em flagrante pela PF em Petrópolis (RJ), na terça terça (16), por ordem de Moraes. No dia seguinte, o plenário do STF manteve a prisão por unanimidade. Pouco conhecido até então, Silveira foi detido após fazer ameaças e ofenças a ministros do Supremo e apologia ao AI-5, ato institucional da Ditadura Militar que fechou o Congresso. 

Deputados

A Câmara realiza sessão nesta sexta (19), às 17h, para aprecisar a medida cautelar do STF contra Silveira. Há dúvidas entre os parlamentares se vale a pena a defesa do deputado preso, que é figura de pouquíssima relevâncian a Casa. A decisão pela soltura poderia causar uma animosidade entre o Legislativo e o Judiciário.

Garcia

Em seu canal no YouTube, Alexandre Garcia criticou a prisão do deputado bolsonarista. Ao ler o trecho da Constituição, o jornalista lembrou que deputados e senadores são invioláveis – civil e penalmente – por opiniões, palavras e votos. A questão levantada é se não teria havido excesso do Judiciário na prisão do deputado.


Bolsa

As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) tiveram forte queda, nesta sexta (19), com o receio de investidores com a fala do presidente Jair Bolsonaro que, na véspera, fez duras críticas ao elevado reajuste de preços de combustíveis. A baixa nas ações superou os 5%, pela manhã, segundo o site InfoMoney.

Aula presencial

O noticiário local tem informado, nos últimos dias, sobre o quase esgotamento dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 em várias regionais de saúde do Paraná. Fico surpreso ao saber que, diante desse cenário, tem gente defendendo o retorno das aulas presenciais. Isso se chama falta de empatia, de se colocar no lugar do outro.

Greve

É óbvio que a volta às aulas presenciais é importante, especialmente para pais e mães que não têm com quem deixar seus filhos, mas o momento é perigoso, por conta do novo pico da covid-19 e da chegada da nova variante (identificada em Manaus), que é mais transmissível. A APP-Sindicato fala em greve, caso do governo do Estado insista na volta às aulas em 1º de março. 

Meme

Meme da volta às aulas
Meme da volta às aulas



Folha 100

O jornal Folha de S.Paulo completa, nesta sexta (19), um século de existência. Trata-se de um feito histórico, algo a ser comemorado. Nunca precisamos tanto do jornalismo sério como agora, neste tempos sombrios de negacionismo e de fake news definindo eleições. Como jornalista vindo do impresso, fico feliz em dar os parabéns ao aniversariante. Leia aqui a matéria sobre os 100 anos.

Fura-fila

A Câmara de Maringá aprovou em segunda discussão, na sessão de quinta (18), o projeto de lei que prevê multa pesada, acima dos R$ 25 mil, para quem furar a fila da imunização contra a covid-19 e para agentes públicos (e seus superiores) que aplicarem a vacina indevidamente. O projeto é de autoria dos vereadores Sidnei Telles (Avante) e Rafael (Roza) – saiba mais aqui.

Trevisan

Jornalistas seguem na torcida pelo colega de profissão Domingos Trevisan. O chefe de Gabinete do governo Ulisses segue internado em decorrência de complicações da covid-19, mas o quadro é estável. Segundo o blog do Rigon, por causa de informações desencontradas, o hospital vai disponibilizar boletins diários sobre o estado de saúde de Trevisan.


Leia também

 Celular clonado de Ulisses chama atenção para dicas de segurança
 Nova lei determina publicação de lista dos vacinados contra covid-19 no Portal da Transparência de Maringá


Esta coluna é assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor do Café com Jornalista. Clique aqui ou na imagem acima para ler mais publicações da coluna Cafeinado. Leia ainda publicações com algumas das tags mais populares do blog: Bolsonaro, Dilma, Doria, Ulisses Maia, Câmara, Eleições 2020, covid-19, vacina.

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista