terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Preso por invadir o Capitólio, 'Viking' está sem comer porque cadeia não oferece comida orgânica

12/01/2021_

Café com Jornalista – Ao contrário do Brasil – onde sempre há um jeitinho para escapar da cadeia, desde que a pessoa tenha dinheiro –, nos Estados Unidos (EUA) vários invasores do Capitólio (sede do Congresso norte-americano) estão vendo "o sol nascer quadrado". A invasão ocorreu na quarta (6) e, até sábado (9), quase cem apoiadores do presidente Donald Trump já estavam presos.

Jake Angeli, o "Viking do Capitólio"
Jake Angeli, o "Viking do Capitólio" – Reprodução/CNN
O FBI (a polícia federal dos EUA) segue identificando e prendendo outros extremistas. Entre os presos, o mais notório é Jacob Anthony Angeli Chansley, também conhecido como "Viking do Capitólio". Ele invadiu o prédio do Congresso trajando cocar com chifres, com rosto pintado e portando uma lança.


Na cadeia, Chansley (Jake Angeli nas redes sociais e no Wikipedia) tem se recusado a comer, e não se trata de greve de fome. Em entrevista ao canal ABC, a mãe do invasor disse que o filho está sem se alimentar porque a cadeia não oferece comida orgânica. A opção alimentar, segundo defensor público, tem motivação religiosa, fato que preocupou o juiz do caso.


Quem é

De acordo com a CNN, Jake Angeli, 33 anos, autodenomina-se "xamã do QAnon", movimento conspiracionista de extrema-direita que é considerado uma ameaça de terrorismo doméstico. Ele já foi fotografado participando de outros protestos pró-Trump.

No fim das contas, ninguém duvida que o "Viking do Capitólio" acabe fazendo comerciais de orgânicos.



>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista