segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Vacinação nos Estados começa antes do 'Dia D' e da 'Hora H' do ministro Pazuello

18/01/2021_

Café com Jornalista – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse no domingo (17) que a distribuição da vacina contra a covid-19 para os Estados começaria nesta segunda (18), às 7 horas, com apoio da Força Aérea. O início da vacinação, porém, ocorreria apenas na quarta (20), às 10 horas, em todo o país. 

A técnica de enfermagem Liane Santana, do HC de Campinas (Unicamp), foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no interior de SP
A técnica de enfermagem Liane Santana, do HC de Campinas (Unicamp), foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no interior de SP – Foto: Gov/SP
Pelo visto, faltou combinar com os governadores. Nesta segunda, quase ninguém respeitou o "Dia D" e a "Hora H" definidos por Pazuello em reunião com os prefeitos, na semana passada. O desrespeito dos governadores à data definida pelo Ministério da Saúde, de certa forma, expressa a falta de liderança do governo Bolsonaro em questões referentes à pandemia.


Os Estados acabaram seguindo o exemplo do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que realizou já no domingo a aplicação da primeira vacina no país, minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da Coronavac – vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.

Além da capital paulista, nesta segunda, a vacinação também já teve início em cidades do interior. A imunização contra a covid-19 começou nos cinco hospitais-escola do interior: os Hospitais das Clínicas de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Marília e o Hospital de Base de São José do Rio Preto. No total, cerca de 60 mil profissionais que atuam nesses hospitais serão imunizados com a vacina do Butantan.


De acordo com o governo de São Paulo, a primeira pessoa vacinada no interior do Estado foi a técnica de enfermagem do HC de Campinas (Unicamp) Liane Santana Mascarenhas Tinoco, nascida em 1971 em Itaberaba, Bahia. Moradora de Campinas há 16 anos, trabalha no HC desde 2010. Ela atua na linha de frente no combate à covid-19.

No Rio de Janeiro, as duas primeiras pessoas vacinadas foram a idosa Terezinha da Conceição, 80 anos, e a técnica de enfermagem Dulcineia da Silva, 59, que trabalha no Hospital Municipal Ronaldo Gazola. A cerimônia foi realizada no Cristo Redentor, pouco antes das 18h20. 

Vacinação contra covid-19 no Rio começou aos pés do Cristo Redentor, nesta segunda-feira (18) – Reprodução: TV Globo
Em outros Estados, ou a vacinação também já começou ou está prevista para inciar na noite desta segunda, como é o caso do Paraná. Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a entrega das vacinas atrasou em alguns Estados, gerando reclamações por parte de autoridades estaduais.


Ainda pela manhã, ao perceber que não haveria como segurar até quarta o início da vacinação, o ministro Pazuello disse que a vacinação poderia começar nesta segunda. Leia mais aqui.  

Mais vacina

Além do início da vacinação, o dia foi marcado por uma outra ótima notícia. Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, no início da tarde, Doria confirmou que o Butantan soliciou à Anvisa o registro emergencial para um segundo lote, com 4,8 milhões de novas doses da Coronavac. O primeiro lote, aprovado no domingo, foi de 6 milhões de doses. 

 Interesse do prefeito Ulisses pela vacina foi a notícia mais lida em 2020

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista