quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Ampliado na reforma administrativa, 1º escalão do governo Ulisses tem apenas duas vagas em aberto

06/01/2021_

Café com Jornalista – Com a reforma administrativa – aprovada pela Câmara Municipal no fim de 2020 –, o segundo mandato do prefeito Ulisses Maia (PSD) iniciou pela recomposição do primeiro escalão, agora com 25 secretarias e quatro autarquias órgãos de administração indireta (saiba mais ao fim da matéria). Os nomes foram sendo anunciados aos poucos pelo prefeito.

Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Da nova estrutura, restam apenas duas vagas em aberto, a de secretário de Compliance e Controladoria e a de presidente da Agência Maringaense de Regulação (autarquia). Segundo Ulisses, os nomes que faltam serão anunciados nos próximos dias.

O primeiro escalão foi ampliado em relação a 2017. Na campanha de 2016, Ulisses se comprometeu a fazer uma reforma administrativa, limitando a 19 o número de secretarias (contra 25 de agora). Segundo o Promessômetro do site Maringá Post, essa promessa foi cumprida no primeiro mandato. 


Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Em entrevista à rádio CBN, na segunda (4), o prefeito foi questionado pelo jornalista Gilson Aguiar sobre a ampliação da estrutura administrativa. Ulisses lembrou da reforma administrativa de 2017, que enxugou a máquina pública, e afirmou que a nova reforma ocorreu sem aumento de gastos com cargos comissionados (CCs).

"Quando assumimos, tinha 40 secretarias. Fizemos aquela reforma, enxuta, com redução de aproximadamente 450 cargos de confiança para 150", comentou Ulisses, em entrevista ao vivo.
Sobre a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Ulisses refutou o status de "supersecretaria" atribuída à pasta por parte da imprensa. "Não é uma supersecretaria. A junção dessas áreas já existia, mas mudamos o nome", disse o prefeito. "O turismo já estava nessa pasta, incluímos apenas a comunicação", acrescentou.


Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Veja a seguir os nomes já definidos e as pastas que cada um comandará. 

 

Primeiro escalão

A nova estrutura administrativa conta com 25 secretarias e quatro autarquias que, juntas compõem o primeiro escalção do governo Ulisses Maia. O secretários e outros cargos de confiança com status de secretário já definidos são: 

Domingos Trevizan Filho – Chefe de Gabinete
Hércules Maia Kotsifas – secretário de Governo 
Orlando Chiqueto Rodrigues – secretário de Fazenda
Albari Alves de Medeiros – secretário de Obras Públicas
Francisco Favoto – secretário de Trabalho e Renda
Coronel Paulo Sérgio Larson Carstens – secretário de Logística e Compras
Coronel Carlos Henrique Cardozo – secretário de Infraestrutura 
Sandra Regina Jacovós – secretária de Assistência Social
Tânia Regina Corredato Periotto – secretária de Educação
Fernando José Rezende – superintendente do Aeroporto (administração indireta) 
Patrícia Parra - coordenadora do Procon 
Fausto Eduardo Herradon - secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais
Emmanuel Predestin - secretário da Juventude e Cidadania
Paulo Gustavo Ribas - secretário de Limpeza Urbana
Terezinha Pereira - secretária de Políticas Públicas para Mulheres
Robson Xavier - secretário de Esportes e Lazer
Cinthia Amboni - Superintendente Maringá Previdência (administração indireta) 
Marco Antônio Lopes de Azevedo - secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal
José Gilberto Purpur - secretário de Mobilidade Urbana
Marcelo Aguilar Puzzi - secretário de Saúde
Marcos Cordiolli - secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação
Ivan Quartaroli - secretário de Segurança Pública
Bruna Barroca* - diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan) (administração indireta) e secretária interina de Urbanismo e Habitação
Victor Simião - secretário de Cultura
Clóvis Augusto de Melo - secretário de Gestão de Pessoas 
Douglas Galvão - Procurador Geral do Município Interino 

Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Alguns dos nomes escolhidos pelo prefeito Ulisses Maia para o 1º escalão
Obs.: O secretário de Compliance e Controladoria e o presidente da Agência Maringaense de Regulação (AMR) (administração indireta) serão anunciados nos próximos dias. 


Administração indireta

Café havia tratado as administrações indiretas como sendo todas autarquias, seguindo release divulgado pela própria Prefeitura. A informação estava equivocada, e a matéria já foi corrigida. O erro foi apontado pelo ex-vereador Jean Marques, que é procurador do município.

"Aeroporto era uma sociedade de economia mista e foi transformada em empresa pública. A AMR é uma agência reguladora municipal. Maringá Previdência e Ipplan são autarquias", comentou Jean Marques.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista