sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prazo de inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni termina nesta sexta (15)

15/01/2021_

Café com Jornalista – Estudantes interessados em disputar bolsas de ensino integral e parcial em instituições particulares de ensino superior precisam se apressar. O prazo de inscrição para a primeira seleção de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni) termina nesta sexta (15), às 23h59.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), nessa primeira seleção são ao todo 162.022 bolsas, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais. O Paraná está entre os Estados com o maior número de bolsas, como mostra a arte da Agência Brasil.

Bolsas do ProUni por Estado
Arte: Agência Brasil
A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidade e por tipo de bolsa e modalidade de ensino, presencial e a distância.

Em Maringá, por exemplo, apenas a UniCesumar oferece 2.890 bolsas do ProUni, tanto no ensino presencial quando a distância. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 deste mês. Após essa etapa, haverá segunda chamada e lista de espera.


Exigências

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300).


É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e nesse caso não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Outra exigência é que o estudante tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. 



>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista