quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Mário Hossokawa bate recorde que pertencia ao ex-vereador John Alves

07/01/2021_

Café com Jornalista – Ao ser reeleito presidente da Câmara Municipal, na sessão solene realizada em 1º de janeiro, Mário Hossokawa (PP) assumiu a comando da Casa pela quinta vez (não consecutiva). Nenhum outro vereador de Maringá atingiu tal feito.

O ex-vereador John Alves e o presidente da Câmara, Mário Hossokawa
O ex-vereador John Alves e o presidente da Câmara, Mário Hossokawa – Fotos: Divulgação (John) e Marquinhos Oliveira/CMM (Hossokawa)
O mandato na presidência da Câmara é bienal. O recorde anterior pertencia ao ex-vereador John Alves (PP), que presidiu o Legislativo maringaense em quatro biênios (1998-1999, 2003-2004, 2005-2006 e 2007-08). Na eleição de novembro, John tentou retornar à Câmara, mas não foi eleito.


Uma mudança na regra ajudou na quebra dos recordes – primeiro por John, agora por Hossokawa. Historiador político da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Reginaldo Dias conta que, antigamente, não havia a possibilidade de reeleição. "Isso limitava os recordes. Apenas no novo século a reeleição se tornou prática corrente", contextualiza.


Outro fator que jogava contra a reeleição era a alta rotatividade. Nos tempos em que a Câmara de Maringá tinha 21 cadeiras, o historiador da UEM diz que a taxa de reeleição era menor, garantindo um poder maior de articulação para os novados na Casa

"Ou seja, a maioria da nova legislatura era de novatos. Eles se reuniam e um deles se tornava o presidente da Câmara. Dificilmente, o presidente que abria a legislatura era um vereador reeleito", comenta Reginaldo Dias

Presidentes da Câmara por mais tempo

1º Mário Hossokawa (PP) – cinco mandatos (9 anos, contando 2021)
2º John Alves (PP) – quatro mandatos (8 anos)
3º Paulo Vieira de Camargo – cinco anos (à época, os mandatos não eram bienais)  
4º Nereu Vidal Cesar – dois mandatos (quatro anos / 1985-1986 e 1993-1994)
5º Ulisses Maia (PSD) – dois mandatos (quatro anos / 1997-1998 e 2013-2014)
Fonte: Reginaldo Dias, historiador da UEM


Longevidade

Um recorde implítico de Hossokawa é a longevidade. Segundo Dias, Hossokawa completará, em 2022, dez anos como presidente da Câmara. Na vida pública, o presidente da Câmara já é político mais longevo de Maringá na atualidade. 

"Entre os agentes políticos em atividade, Hossokawa é o mais longevo. Ele foi candidato em 1982, iniciou como suplente, mas exerceu a titularidade a maior parte da legislatura, em substituição a um vereador que havia sido convocado para comandar uma secretaria", destaca Dias.
Ainda segundo o historiador, após a fase de suplente, Hossokawa nunca mais perdeu uma eleição no âmbito municipal. Em 2012, foi o quarto nas urnas, com expressivos 3.804 votos, ficando de fora da legislatura seguinte porque seu partido à época, o PDMB, não atingiu o quociente eleitoral. 

Hossokawa ficou, ainda, outros quatro anos fora da Câmara, como lembra Dias. Foi vice-prefeito de 1993 a 1996 e, na eleição daquele ano, não saiu candidato. A única eleição em que não logrou êxito foi para deputado estadual, em 1998.

 Crônica: Um novo jornal impresso para Maringá

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista