quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ford Ka é o veículo que mais desvalorizou em 2020 entre os dez carros mais vendidos do país, aponta estudo

28/01/2021_

Café com Jornalista – Entre os carros mais vendidos no Brasil, em 2020, o Ford Ka foi o que acumulou maior desvalorização entre janeiro e dezembro, na comparação entre os preços de compra (0 km) e de revenda (seminovo). É o que diz reportagem do site InfoMoney.

Ford Ka teve decréscimo de 13,51% entre o modelo 0 km, em janeiro, e o seminovo, em dezembro de 2020 – Foto: Divulgação
Ford Ka teve decréscimo de 13,51% entre o modelo 0 km, em janeiro, e o seminovo, em dezembro de 2020 – Foto: Divulgação
O decréscimo do valor do Ford Ka foi de 13,51% em 2020. O cáculo é da Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados. O estudo leva em conta apenas os dez carros mais vendidos no ano – conforme o ranking da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.


Primeiro na lista dos mais vendidos há cinco anos, o Chevrolet Onix é o único carro que, segundo a KBB, obteve uma valorização entre seu preço 0 km, de janeiro, e seu valor de usado em dezembro, com um acréscimo de 1,84%. Essa valorização atípica, segundo o estudo, é decorrente do aumento dos preços de veículos em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"A consequência foi um 'efeito elástico' nos valores praticados no mercado de usados, valorizando alguns modelos ao longo do ano passado", diz trecho da matéria da InfoMoney. Abaixo, a tabela com a variação de preços do dez veículos mais vendidos em 2020.

Arte: InfoMoney / Fonte: KBB (clique para ampliar)

Estudo

A KBB calculou uma média aritmética por modelo, considerando apenas as versões com ano modelo 2020. Portanto, através da plataforma da KBB, que tem uma base de dados própria sobre os preços dos carros, o estudo compara o preço 0 km dos carros em janeiro de 2020 com o preço dos modelos usados em dezembro de 2020, que é a referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas.

Diretor de novos negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics, Milad Kalume Neto disse à InfoMoney que o valor do Ford Ka vai cair ainda mais nos próximos meses. Segundo ele, o consumidor que mira a aquisição de um modelo deve ter cautela.

"A desvalorização observada até então [2020] é decorrente da imagem já desgastada do veículo, não necessariamente do encerramento da produção", avalia Kalume.
Este mês, a Ford anunciou que fechará três fábricas no Brasil: em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Isso pode representar a perda de 5.000 empregos diretos (leia mais aqui).




Matéria atualizada com os três últimos parágrafos, 15 minutos após a publicação original.


>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista