domingo, 3 de janeiro de 2021

Entrevistas do Café resgatam um pouco do que foi perdido com o fim de O Diário

03/01/2021_

Café com Jornalista – Nos tempos do jornal O Diário, uma tradição do periódico eram as entrevistas semanais, densas em conteúdo e em relevância. Publicadas sempre aos domingos, em página inteira, as entrevistas tratavam de temas importantes do momento, dando voz a experts nos assuntos abordados.

Nas fotos: Alex Chaves, Reginaldo Dias, Ulisses Maia, Iraídes Baptistoni, Patrícia Bezerra, Mário Hossokawa e Eudes Januário – todos entrevistados pelo Café em 2020
Nas fotos: Alex Chaves, Reginaldo Dias, Ulisses Maia, Iraídes Baptistoni, Patrícia Bezerra, Mário Hossokawa e Eudes Januário – todos entrevistados pelo Café em 2020
Com a falência de O Diário, infelizmente, a cidade perdeu um de seus patrimônios, e as tradicionais entrevistas também deixaram de ser produzidas. Quando de seu surgimento, em fevereiro de 2020, o novo Café com Jornalista buscou retomar – respeitadas as devidas proporções – aquelas entrevistas, que agradavam os leitores mais exigentes. 

Neste primeiro ano de ressurgimento do Café, não foi possível cumprir 100% da meta de publicar uma nova entrevista todo domingo. Então, a meta segue valendo para este 2021 que se inicia.


Neste primeiro domingo do ano, resgatamos as entrevistas publicadas pelo Café ao longo do inesgotável ano da pandemia. Ao todo, foram 19 os entrevistados, e nove deles falaram sobre o novo coronavírus (covid-19) e assuntos correlacionados. O caso mais emblemático foi o do economista Eudes Januário, que sobreviveu à covid-19 após 50 dias na UTI.

Por se tratar de um blog de política, obviamente, políticos e especialistas na área constituíram a maioria dos entrevistados. De Maringá, deram uma palavrinha ao Café o prefeito Ulisses Maia (PSD) e os vereadores Mário Hossokawa, Alex Chaves, Sidnei Telles e Ana Lúcia Rodrigues (que viria a ser eleita em novembro).

Numa das entrevistas do jornalista Luiz Fernando Cardoso para o extinto jornal, o entrevistado de domingo foi o prefeito Ulisses Maia – Reprodução: O Diário (06/11/2016)
Numa das entrevistas do jornalista Luiz Fernando Cardoso para o extinto jornal, o entrevistado de domingo foi o prefeito Ulisses Maia – Reprodução: O Diário (06/11/2016)
Um dos personagens mais curiosos foi a psicóloga maringaense Patrícia Bezerra, vereadora em São Paulo. Em 2020, Maringá não tinha nenhuma mulher na Câmara Municipal, mas uma maringaense era vereadora na maior casa legislativa municipal do país.

Como sempre ocorreu no Café, as mulheres tiveram voz também nas entrevistas. Além de Ana Lúcia e Patrícia, falaram ao blog a advogada e síndica Andreia Souza, a ex-presidente do Sismmar Iraídes Baptistoni e a escritora e ativista das causas femininas Tania Tait. Além dessas figuras notórias, a maringaense Aleciane Gonçalves, que reside na Itália, fez um alerta sobre o coronavírus antes de a pandemia chegar com tudo no Brasil.  


Lembra do ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, que chefiou a pasta no governo Collor? Sim, ele também foi entrevistado pelo Café. Médico, alertou em abril para os riscos que a covid-19 representava (e ainda representa).

Foi um ano rico em conteúdo e com muito Café, e as entrevistas sempre estiveram entre as postagens mais lidas e prestigiadas do blog. Com oferecimento dos apoiadores que publicaram suas mensagem no especial Fim de Ano com Café, o blog resgata a seguir a lista das entrevistas publicadas! 



Novembro / 2020





Abril / 2020
Ana Lúcia: "É arriscado afrouxar medidas de prevenção contra covid-19"
Mário Hossokawa: "Minha opinião é pelo isolamento vertical"
Alceni Guerra: "Favelas podem ter a maior tragédia de saúde no mundo"

Março / 2020
Cássio Bellio: "Preocupação com o que pode acontecer no Brasil"
Maringaense na Itália: "Não há lugar para todos nos hospitais"
Ulisses: "Será necessário criar outros modais de transporte coletivo"
Tania Tait: "O machismo do presidente encoraja agressão às mulheres"
Reginaldo Dias: "Número de candidatos a prefeito será ainda maior"

Fevereiro / 2020
Alex Chaves: "Estarei com Ulisses Maia nestas eleições"



Fim de Ano com Café

Uma série de matérias do Café com Jornalista, com votos de um feliz 2020, sem coronavírus e com muita alegria, paz, amor e dinheiro no bolso. Com agradecimento especial aos apoiadores do Café, os quais têm suas mensagens de fim de ano publicadas nas matérias.  

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário