segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Decreto libera a 'pelada' nos campos de Maringá, mas só de segunda a sexta

25/01/2021_

Café com Jornalista – Com algumas restrições, a "pelada" volta a ser permitada nos gramados e quadras maringaenses. A medida faz parte do Decreto 354/2021, publicado pela Prefeitura de Maringá, nesta segunda (25), no Órgão Oficial do Município (OOM). As novas regras já estão em vigor.   

Regras do decreto já estão em vigor
O afrouxamento nas restrições adotadas em decorrência do novo coronavírus (covid-19) não se limita ao futebol. O novo decreto libera a prática de esportes coletivos em geral, tanto em espaços públicos como privados, incluindo assim as unidades do Meu Campinho, além de clubes sociais, associações recreativas e similares.


O decreto municipal (leia na íntegra aqui) segue diretrizes do Decreto 6.637/2021 do Governo do Paraná e da Resolução 632/2020 da Secretaria de Estado da Saúde.

Contudo, a liberação parcial está condicionada a regras estritas. Os esportes coletivos estão autorizados somente de segunda a sexta, das 19h às 22h. Não pode haver plateia e o uso de vestiários segue proibido, bem como as churrasqueiras. Nos clubes, é quase uma tradição a "pelada" ser seguida do churrasquinho com cerveja gelada – o que, por enquanto, vai ter de esperar.


Uma curiosidade da nova regra diz respeito ao uso da máscara, que é exigida antes (inclusive no aquecimento) e após as partidas. No entanto, o equipamento de segurança fica dispensado durante o jogo, bem quando há o contato físico entre pessoas que, por conta da prática esportiva, estão suadas.

O decreto em questão não faz menção à liberação das piscinas dos clubes para recreação. Por esse motivo, alguns clubes optaram por manter as piscinas interditadas, como é o caso da Sede Campestre do Sinttromar (leia aqui). 


Festas

O salão social dos clubes pode funcionar, mas sob regras ainda mais estritas. Ficam autorizadas cerimônias e festas de casamento, até as 22h30, desde que comprovadamente agendadas em cartórios até 27 de novembro.


Deve-se respeitar o limite máximo de 150 pessoas por evento. No Art. 6º do decreto, o qual dispõe sobre o assunto, não há restrição quanto aos dias da semana.

Também ficam permitidas aulas de zumba nos salões comunitários, observando-se a capacidade máxima de 25 pessoas. Também deve ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes.

Outras medidas

Ficam autorizados a funcionar os pesqueiros, desde que observado o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e as demais regrass de prevenção contra o coronavírus. 


Há ainda a previsão de liberação, a partir de 1º de fevereiro, do serviço de mesas e clientes nas calçadas de bares, restaurantes, barracas de lanche, food trucks, serviços caldo de cana e ambulantes. Essa confirmação dependerá das condições epidemiológicas do momento.

A disposição de mesas em calçadas deverá seguir rigorosamente as regulações similares para o atendimento em espaços fechados, além de regras de prevenção já estabelecidas. Não será permitido o atendimento de pessoas em pé ou em acomodações provisórias.

Fica prorrogado até 7 de fevereiro o Decreto nº 195/2021, com exceção das alterações previstas neste decreto. Aquele decreto tratava principalmente da reabertura dos cinemas em Maringá. 




>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista