quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Câmara dos EUA aprova impeachment do presidente Donald Trump

13/01/2021_

Café com Jornalista – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (equivalente à Câmara dos Deputados, no Brasil) aprovou, nesta quarta (13), o impeachment do presidente Donald Trump. Foram 232 votos a favor – 15 a mais que os 217 necessários – e 197 contra.

Breaking News da CNN logo após a confirmação do impeachment de Trump
Breaking News da CNN logo após a confirmação do impeachment de Trump – Reprodução
No processo, Trump foi acusado de incitar uma insurreição contra o país no episódio da invasão do Capitólio, no último dia 6. A manifestação extremista, que resultou na morte de cinco pessoas, ocorreu em meio à sessão que confirmou a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial de 2020.

Como os democratas são maioria na Câmara dos Representantes, o resultado já era aguardado. A surpresa foram os dez votos de republicados a favor do impeachment. Para alguns deputados, que romperam com Trump, o presidente traiu a democracia norte-americana ao incentivar a invasão da sede do Congresso dos EUA. 


O processo segue agora para o Senado, onde precisa ser aprovado por dois terços da Casa. Isso deve ocorrer, segundo especialistas, somente após a posse do democrata Joe Biden como presidente, daqui sete dias. Ainda assim, a votação no Senado é relevante. Se o impeachment for aceito, Trump ficará inelegível. 

De acordo com a CNN Brasil, essa é a primeira vez na história dos EUA em que um presidente é submetido a dois processos de impeachment. No primeiro deles, Trump foi condenado na Câmara e absolvido no Senado, de maioria republicana.


>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista