terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Cafeinado: Governo Bolsonaro fracassa na busca por vacina Oxford/Astrazeneca na Índia

19/01/2021_

Café com Jornalista – Agora é fato. Os brasileiros só têm a Coronavac neste início da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. Nesta terça (19), a Índia anunciou a exportação da vacina Oxford/Astrazeneca para seis países, e o Brasil não faz parte da lista.

Não temos nada além da vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan e chamada pelo presidente Jair Bolsonaro de "vacina do Doria". Mérito do governo de São Paulo, que não mediu esforços para viabilizar a vacina chinesa. Demérito do governo federal e de seu líder supremo negacionista.

Charge

Charge da Laerte Coutinho é o retrato do negacionismo no Brasil

Desespero

Da notícia que vem da Índia, ficou claro que a divulgação do governo Bolsonaro – de que estaria tudo certo para a importação de 2 milhões de doses da Astrazeneca – não passava de desespero. Tudo o que o governo Bolsonaro queria era qualquer outra vacina que não fosse a Coronavac, tão associada ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). 

Índia

As tão desejadas vacinas indianas terão como destino Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seychelles. Segundo matéria da Folha de S.Paulo, outras nações parceiras de primeira hora da Índia serão as próximas a receber o imunizante da Oxford/Astrazeneca. São elas: Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício.

Plotagem

E saber que o governo Bolsonaro mandou até plotar o avião que iria à Índia buscar a vacina. Perdemos para o Butão nessa negociação. Quanto desgoverno para um governo só. Que vergonha! Enquanto isso, cloroquina não falta. 


'Véio'

Por falar em cloroquina, o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de megalojas Havan, foi internado em um hospital de São Paulo com covid-19. Apesar de parecer idoso, ele tem apenas 58 anos e não é do grupo de risco. Sua esposa e sua mãe, de 82 anos, também estão internadas. Segundo o portal G1, Hang não autorizou o hospital a divulgar boletins sobre seu estado de saúde.

Cloroquina

Vale aproveitar o espaço para ressaltar que a cloroquina e a hidroxicloroquina, eficazes contra outras doenças, são comprovadamente ineficazes contra a covid-19. Isso é o que diz a ciência. Tudo além disso é achismo e negacionismo. A verdade é que o governo federal perdeu tempo e dinheiro com esse medicamento, ao invés de empenhar todos os seus esforços na vacina.

Impeachment

Com os sucessivos fiascos do governo Bolsonaro na questão da vacina e de sua derrota para o rival João Doria, até mesmo integrantes do chamado "Centrão" do Congresso passaram a falar em impeachment. É o que conta reportagem de Igor Gielow para a Folha de S.Paulo

Verdão

É o Palmeiras embalado, rumo ao Mundial de Clubes da Fifa


Mundial

Dúvida que não quer calar. Se vencer o Santos na final da Libertadores, dia 30 de novembro, no Maracanã, o Palmeiras disputará o bi mundial no Catar? Dê sua opinião nos comentários. A estreia do representante brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa será em 7 de fevereiro. A final do torneio será no dia 11.

Londrina

Feliz pela classificação do Tubarão para a Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Londrina, pela relevância da cidade, não merece menos que isso. Outra boa notícia é o acesso da Chapecoense para a Série A. Uma pena são os possíveis rebaixamentos do Paraná Clube para a Série C e do Coritiba para a Série B. 

NFL

Mais uma dos esportes. No futebol americano, o quarterback Tom Brady – para muitos o Messi do futebol com as mãos – dá o exemplo aos 43 anos: nada de açúcar e zero álcool na dieta (leia aqui). Mais conhecido entre os brasileiros como "marido da top model Gisele Bündchen", o jogador defende o Tampa Bay, após 20 temporadas no New England Patriots. Bateu remorso pelo chocolate que comi hoje.


Leia também



Esta coluna é assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, editor do Café com Jornalista. Clique aqui ou na imagem acima para ler mais publicações da coluna Cafeinado. Leia ainda publicações com algumas das tags mais populares do blog: Bolsonaro, Dilma, Doria, Ulisses Maia, Câmara, Eleições 2020, covid-19, vacina.

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista