quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Bravin confirma recorde de mandatos na Câmara

07/01/2021_

Café com Jornalista – A solenidade de posse dos vereadores, em 1º de janeiro, foi marcada pela confirmação de um recorde histórico quebrado por Belino Bravin (PSD). Ao ser empossado, o vereador do distrito de Floriano iniciou seu oitavo mandato na Câmara de Maringá – para o qual foi eleito com 3.840 votos.

Vereador Belino Bravin na posse para o oitavo mandato – Fotos: Luiz Fernando Cardoso/Café com Jornalista e Marquinhos Oliveira/CMM
Em 2016, Bravin já havia igualado a marca de sete mandatos de Kazumi Taguchi, que foi vereador entre 1960 e 1992. Para quebrar o recorde, só faltava a posse. "Parecia inatingível", disse o historiador político Reginaldo Dias, em matéria publicada pelo Café em 16 de novembro.

"Mais quatro anos de trabalho com minha comunidade nos bairros de Maringá. Deus me dê saúde neste novo ano para poder continuar trabalhando para meu povo. Sou vereador e estou sempre a serviço da comunidade", escreveu Bravin nas redes sociais, após a posse.

A curiosidade, segundo Dias, é que Kazumi não deixou a Câmara por ter perdido a eleição de 1992. Ele abdicou da disputa em favor de seu filho Willy Taguchi, que foi derrotado naquele pleito. Ou seja, Kazumi teria tido boas chances de chegar ao oitavo mandato, caso tivesse concorrido.


Ainda segundo o historiador da UEM, Kazumi e Bravin não foram contemporâneos na Câmara. Bravin foi eleito pela primeira vez em 1992, justamente no fim da jornada parlamentar de antigo recordista de mandatos. 

Kazumi foi colega no Legislativo maringaense de outro vereador, Mário Hossokawa (PP), que iniciou sua trajetória política em 1982, como suplente de vereador. Político mais longevo de Maringá em atividade, Hossokawa bateu, na sessão solene do dia 1º, o recorde de maior número de mandatos como presidente da Câmara de Maringá (saiba mais aqui). 


 Maringá teve número recorde de candidatos a prefeito, com 13 na disputa

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista