terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Articulação na Câmara deixa de fora das comissões vereador do Pros apoiado por Marchese

05/01/2021_

Café com Jornalista – Dos cinco vereadores de primeiro mandato na Câmara de Maringá, o único que ficou de fora das comissões permanentes da Casa foi Rafael Roza (Pros). A escolha dos membros das comissões ocorreu na segunda (4), às 16 horas, em sessão especial.

O vereador Rafael Roza (à dir.), com o deputado Homero Marchese em segundo plano. Ambos são do Partido Republicano da Ordem Social (Pros)
O vereador Rafael Roza (à dir.), com o deputado Homero Marchese em segundo plano. Ambos são do Partido Republicano da Ordem Social (Pros)
Nos bastidores, o Café apurou que houve uma articulação para barrar Roza nas principais comissões, a de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos de lei antes de irem a plenário; e a de Finanças e Orçamento (CFO), também considerada estratégica. Esse foi o motivo pelo qual não houve acordo para a composição da CFO, sendo necessária votação aberta e nominal.

Na Câmara, não há qualquer rejeição à figura de Roza, que até o momento é bem avaliado entre seus pares. Contudo, na avaliação de parte dos edis, a presença do novato na CCJ ou na CFO abriria a possibilidade de interferência externa do deputado estadual e ex-vereador de Maringá Homero Marchese, que é uma das principais lideranças do Pros no Paraná. Entre os vereadores reeleitos, Marchese não deixou saudades.


Na eleição da CFO, Roza exerceu o direito de disputar uma das três cadeiras na comissão, concorrendo contra outros três candidatos: Mário Verri (PT), Onivaldo Barris (PSL) e Maninho (PDT). Os três foram eleitos. 

Mesmo com articulação contrária à sua eleição para a CFO, o vereador do Pros obteve sete votos, contra dez do terceiro colocado. Nas Eleições 2020, Roza somou 1.335 votos, sendo o 15º mais votado entre os eleitos e o 31º na classificação geral. Marchese, por sua vez, perdeu a eleição majoritária para o prefeito reeleito Ulisses Maia (PSD).

Composição

 Veja aqui como ficaram compostas as comissões da Câmara de Maringá. A primeira sessão ordinária de 2021 ocorrerá em 2 de fevereiro, às 9h30.


Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário