02/09/2020_
Café com Jornalista – A Prefeitura de Maringá pagou, nesta quarta (2), a terceira parcela da trimestralidade aos servidores municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), no início da noite, em suas redes sociais.
![]() |
Imagem divulgada pelo prefeito nas redes sociais |
Na terceira de um total de sete parcelas anuais, são R$ 10,5 milhões a serem destinados aos 3.798 servidores – e aos herdeiros daqueles que já faleceram – que têm direito na ação da trimestralidade. O repasse aos beneficiários é feito pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar).
"Não dá para acreditar que foram 27 anos de luta para receber esse reajuste. Diversas gestões se passaram até que a nossa, mais uma vez, resolvesse um problema antigo. Isso reforça nosso respeito e responsabilidade com servidor público", comentou Ulisses.
Havia a expectativa de que a parcela fosse paga em outubro, como já havia contado o Café com Jornalista. Contudo, Ulisses antecipou o pagamento, assim como ocorreu em 2019, na segunda parcela. Por conta da pandemia, havia a dúvida da administração se a antecipação seria possível desta vez.
A primeira parcela anual foi paga aos servidores em 2018, um ano após o acordo histórico assinado entre Ulisses e a gestão da ex-presidente do Sismmar Iraídes Baptistoni. "Sinto-me realizada [pelo anúncio do pagamento], porque sei o quanto muitos servidores esperaram para receber este dinheiro. Muitos morreram e não conseguiram receber em vida", disse Iraídes.
Gerente executivo da Evoa Aceleradora, o economista Matheus Cesco disse ao Café, em julho, que esse repasse dará uma sobrevida ao comércio local, tão prejudicado pela crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. A tendência, segundo o economista, é que o dinheiro seja empregado, primeiramente, no pagamento de contas. Leia a matéria aqui.
Até a publicação desta matéria, a atual direção do Sismmar ainda não havia se posicionado em seu site e rede social sobre o repasse anunciado por Ulisses.
Imbróglio
De acordo com o livro "Sismmar 30 Anos de Luta!", a ação da trimestralidade levou 27 anos, chegando ao fim após amplo diálogo entre a gestão "Novos Rumos" do Sismmar e o prefeito Ulisses Maia (PSD, à época no PDT). A homologação do acordo para o pagamento da dívida ocorreu em 27 de outubro de 2017, na Justiça do Trabalho.
A ação foi impetrada pelo jurídico do Sismmar em 1991, na gestão do presidente Claudemir Romancini. "O passivo foi criado quando o prefeito Ricardo Barros deixou de pagar o reajuste salarial trimestral, necessário em tempos de inflação galopante", diz trecho da página 22 do livro.
Após a assinatura do acordo que encerrou a ação, o último entrave para o pagamento foi superado em setembro de 2017, quando a Câmara Municipal aprovou no orçamento corrente a abertura de crédito adicional para o pagamento da primeira parcela. Infelizmente, ao longo de quase três décadas, cerca de 800 servidores morreram antes de receber o dinheiro.
>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa
* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)
A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.
Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.