"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade" George Orwell

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Decreto que flexibiliza comércio para o Dia dos Pais já está em vigor

05/08/2020_

Café com Jornalista – Novo decreto da Prefeitura de Maringá, publicado no Órgão Oficial do Município (OOM) nesta terça (4), flexibiliza serviços e atividades comerciais a partir desta quarta (5). A ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua e dos shoppings agradou as entidades do setor, que estão de olho no Dia dos Pais.

Decreto 1.057/2020 da Prefeitura de Maringá. Café com Jornalista
Novo decreto já está em vigor
De acordo com o Decreto 1.057/2020, o comércio de rua, que antes tinha de fechar às 16h, agora fica aberto até as 18h. O horário de abertura das lojas segue o mesmo de antes: 10h. Para galerias e centros comerciais vale o mesmo expediente do comércio de rua: das 10h às 18h.


Os shoppings centers continuam abrindo às 11h, mas, ao invés de fecharem às 20h, ganharão mais duas horas de expediente, encerrando as atividades às 22h. A ampliação no atendimento vale de segunda a sexta, porém, excepcionalmente no sábado (8), véspera do Dia dos Pais, tanto shoppings quanto galerias e o comércio de rua poderão atender nesses mesmos horários. 

"Pretendemos, com essa volta parcial da normalidade, que consigamos um acréscimo de 25% das nossas vendas, para chegar próximo à normalidade. Continuaremos lutando para que a Prefeitura nos conceda os sábados, não somente no Dia dos Pais", comentou o presidente do sindicato que representa os shoppings centers, Max Silvestrelli, em entrevista à rádio CBN.
Presidente do Sivamar, que representa o comércio varejista, Ali Wardani disse – também em entrevista à CBN – que o decreto veio em boa hora e que a categoria ficou satisfeita com as novas determinações. A ampliação do atendimento em 10h semanais, segundo Wardani, dará maior liberdade e conforto ao cliente.


De acordo com a Prefeitura de Maringá, a flexibilização foi possível graças a dois principais fatores: 1) o recuo da matriz de risco de contágio pelo novo coronavírus de alta para moderada; 2) a abertura de 25 novos leitos exclusivos para pacientes com a covid-19 – doença respiratória causada pelo coronavírus. Agora, são 80 leitos no total.

Na Câmara Municipal, na sessão de terça (4), o prefeito Ulisses Maia (PSD) comentou sobre o assunto, informando que a matriz de risco segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo Ulisses, a publicação do novo decreto, com a ampliação dos horários, ocorreu com "muita segurança e responsabilidade".

Outros horários

Conforme o novo decreto, veja os horários de funcionamento das seguintes atividades:

Prestadores de serviços em geral (não se aplicando para o ensino à distância): segunda a sexta, das 8h às 17h.
Padarias, confeitarias e similares: segunda a domingo, das 7h às 22h;
Escritórios em geral, autopeças, auto centers, autoescolas, oficinas e auto elétricas: segunda a sexta, das 8h às 17h;
Salões de beleza e barbearias: segunda a sábado, das 9h às 19h;
Feira do Produtor (no estacionamento do Estádio Willie Davids): segundas e quartas-feiras, das 16h às 20h; e sábados, das 6h às 11h.
Pet shops: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para a venda de ração e medicamento.


Os serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes, bares, petiscarias, food truck, sorveterias, cachorro-quente, entre outros) ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, das 8h às 22h. O mesmo horário se aplica aos sistemas delivery, take and go e drive thru.


Reuniões e celebrações

Segundo o decreto, os serviços de organização de reuniões, celebrações e comemorações poderão ser retomados, de forma gradual e monitorados, a partir de 17 de agosto de 2020. Protocolos de segurança sanitária deverão ser cumpridos.


Ficam autorizadas as atividades nos clubes sociais e associações recreativas, a partir de 10 de agosto, as seguintes atividades: academia de ginástica, salão de festa e espaços para a prática de esportes individuais ou de duplas, seguindo as regras descritas em decretos e portarias da Secretaria Municipal de Saúde. 

O decreto traz ainda uma série de pormenores, como a permanência da proibição de brinquedos e diversões eletrônicas como fliperamas, videogames, escorregadores, pula-pula, piscinas de bolinhas etc. Por isso, o Café recomenda a leitura do decreto na íntegra (veja aqui). 




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.