02/08/2020_
A história vai contar às futuras gerações quais foram os líderes mundiais que se destacaram e quais decepcionaram nesta pandemia. E Jair Bolsonaro (sem partido) tem tudo para ficar marcado como um dos piores presidentes nesta crise humanitária e econômica sem precedentes. Uma mácula cultivada por ele próprio nas inúmeras vezes em que minimizou a covid-19.
A história vai contar às futuras gerações quais foram os líderes mundiais que se destacaram e quais decepcionaram nesta pandemia. E Jair Bolsonaro (sem partido) tem tudo para ficar marcado como um dos piores presidentes nesta crise humanitária e econômica sem precedentes. Uma mácula cultivada por ele próprio nas inúmeras vezes em que minimizou a covid-19.
No início da pandemia, como se fosse um expert no assunto (e nunca foi), o previu menos de 800 mortes pela doença no Brasil. Contra a recomendação de especialistas, o Mr. Cloroquina queria acabar com as medidas de isolamento adotadas por governadores e prefeitos. Alguns meses depois, em julho, o número de mortes passava de 80 mil.
Neste domingo (2), já são mais de 93,6 mil óbitos.
![]() |
As frases toscas do presidente renderam milhares de memes |
Show de horrores
Quem acompanha o noticiário, quem não tem memória curta e quem não quer passar pano para o presidente sabe bem: a escalada de mortes foi marcada por frases desastrosas de Bolsonaro que, a cada nova besteira dita, desrespeitava os mortos, suas famílias e os profissionais da Saúde. Um "show" de horrores, relembrado em reportagem da Folha de S.Paulo – veja aqui.
Frases 1
Antes da primeira morte, Bolsonaro classificou o coronavírus como fantasia: "não é tudo isso que a grande mídia propaga". Depois mesmo com as mortes, o presidente não fechou a boca: "Parece que está começando a ir embora essa questão do vírus" (com 1.223 mortes); "Eu não sou coveiro" (2.575); "E daí" (5.017), ao ser questionado sobre o número de mortes...
Frases 2
... "Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma Tubaína" (17.971 mortes pela covid-19); "A gente lamenta as mortes, mas é o destino de todo mundo" (31.199). A Folha fez um infográfico bem elaborado para apresentar as falas de Bolsonaro. Vale a pena conferir (aqui).
"Mito"
Os passadores de pano de plantão, na tentativa de defender o "mito", têm insistido no discurso de que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o presidente de agir, delegando as decisões sobre a pandemia a governadores e prefeitos. Não é verdade. A decisão do STF proibiu Bolsonaro de tomar medidas contra as quarentenas adotadas em Estados e municípios, mas, em momento algum, impediu o Executivo federal de adotar medidas – baseadas na ciência – de combate ao coronavírus.
Vacina
Vocês devem ter visto no zap e em alguns canais que já tem gente espalhando fake news sobre a vacina contra a covid-19. Vamos pensar pelo lado positivo, se o idiota não quiser tomar a vacina, vai sobrar mais pra gente.
![]() |
A coluna já publicou esta ótima charge. Pela ocasião, vale a pena o repeteco |
Lives
As pré-candidatas estão bombando nas redes sociais. É uma live atrás da outra. Nesta segunda (3), às 19h, a líder sindical e servidora pública Vera Nogueira (PT) faz lançamento virtual de sua pré-candidatura, com participação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT). Nesta terça (4), live movimento "Mais Mulheres no Poder" discute as candidaturas laranjas (saiba mais aqui).
Suplente
A Câmara de Maringá vai empossar, na terça (4), o bancário Luiz Pereira (PP) na cadeira deixada por Chico Caiana (PTB). A posse dará início a uma disputa judicial. Segundo o portal do Rigon, a suplente Maria Isabel (PTB) vai requerar a cadeira na Justiça porque Pereira e outros suplentes trocaram de partido. Juridicamente, não está descartado que ela conquiste a cadeira, no curto prazo, por força de liminar.
E-book
Terceiro e-book deste jornalista, "Nas Curvas de Maringá" está com um descontão na Amazon. Para conferir, basta clicar na imagem abaixo.
>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa
* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)
A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.
Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.