quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Brasil tem primeiro caso de reinfecção por covid-19, informa Ministério da Saúde

10/12/2020_

Café com Jornalista – O Brasil tem seu primeiro caso confirmado de reinfecção por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. A informação é do Ministério da Saúde (MS), que divulgou detalhes do diagnóstico nesta quinta (10). 

Caso de reinfecção por covid-19 ocorreu em Natal. Café com Jornalista
Caso de reinfecção por covid-19 ocorreu em Natal – Foto: Secovi-RN
Trata-se de uma profissional da saúde, de 37 anos, residente em Natal (RN). Segundo o MS, ela teve a doença em junho e se curou. Em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico, testou novamente positivo para o coronavírus.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, o caso foi confirmado por meio de metodologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que utiliza sequenciamento genético. O relatório, com resultados laboratoriais e duas amostras clínicas, foi entregue ao MS na quarta (9).

"As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas", disse o MS, por meio de nota.
Na nota, a pasta disse que o resultado reforça a necessidade do uso de máscara e da constante higienização das mãos com álcool em gel.

Paciente

De acordo com o site Viva Bem, na primeira infecção a profissional de saúde teve dor de cabeça, dor abdominal e coriza. No segundo contágio, o quadro novamente não foi grave, mas outra vez foi sintomático. A paciente teve fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e perdas no paladar e olfato.

 Morre de covid-19 a professora Juliana Nunes, dirigente do Sismmar

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário