quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Eleitos devem ser diplomatos até esta sexta

17/12/2020_

Café com Jornalista, com Agência Brasil – Termina nesta sexta (18) o prazo para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) diplomarem os candidatos eleitos. Por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), cada tribunal escolheu a melhor forma de realizar a diplomação. 

Sede do TSE – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Houve cerimônias virtuais ou com restrições ao público. Em alguns casos, como o do Fórum Eleitoral de Maringá, a opção escolhida foi a diplomação por edital. Tudo para evitar aglomorações em meio ao pior momento da pandemia, com recordes de óbitos pela covid-19.


Realizada pelo poder Judiciário, a diplomação é a etapa do processo eleitoral que habilita o candidato eleito a tomar posse. Realizada pelo Legislativo, a posse ocorrerá em 1º de janeiro. 

Segundo o TSE, todos os candidatos vitoriosos e os suplentes (até a terceira colocação), podem emitir o diploma de forma on-line, diretamente no site do TRE de cada Estado. Na impossibilidade técnica, ele pode ser retirado no cartório eleitoral da zona do candidato.

Vereadores Mário Verri, Altamir da Lotérica, Mário Hossokawa e Belino Bravin com seus diplomas
Vereadores Mário Verri, Altamir da Lotérica, Mário Hossokawa e Belino Bravin com seus diplomas – Foto: Marquinhos Oliveira/CMM
De acordo com o Código Eleitoral, no diploma figuram o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.


Posse

Em Maringá, os diplomas foram entregues na Câmara Municipal, na quarta (16), aos vereadores eleitos (e reeleitos) e suplentes. A posse do prefeito Ulisses Maia (PSD), do vice-prefeito Edson Scabora (MDB) e dos 15 vereadores foi marcada para 1º de janeiro, às 15 horas, na sede do Legislativo municipal. O evento não será aberto ao público por causa da covid-19.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário