terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Novo decreto ajusta horários do comércio e serviços e mantém toque de recolher em Maringá

29/12/2020_

Café com Jornalista, com PMM – Passados 17 dias do documento anterior, a Prefeitura de Maringá publicou, na segunda (28), um novo decreto com regulamentação de atividades no município durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Já em vigor, o Decreto 2.009/2020 é válido até 11 de janeiro de 2021. 

Novo decreto ajusta horários do comércio e serviços e mantém toque de recolher em Maringá
Novo decreto já está em vigor
Segundo a Prefeitura, as principais alterações se referem a atividades comerciais de rua, shoppings centers, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, barbearias, padarias, supermercados e prestadores de serviços – veja o documento na íntegra. 

Comércio

Quanto às atividade comerciais, o novo decreto basicamente ajusta os horários de funcionamento após o Natal, quando o horário de expediente foi estendido até mais tarde por causa das compras de fim de ano.

Comércios de rua, galerias e centros comerciais poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos sábados, das 9h às 13h. Shoppings centers de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.


Os estabelecimentos comerciais que descumprirem as regras serão multados em R$ 5.000, e serão interditados por 24 horas. Em caso de reincidência, dobra-se o valor da multa e a interdição passa a ser de 72 horas. 

Outros

Bares, restaurantes, lanchonetes, carrinhos de cachorro quente e food trucks devem funcionar das 6h às 22h, de segunda a domingo. Não há restrição para a venda e consumo de bebida alcoólica. Serviços de delivery seguem liberados até as 22h. 

Prestadores de serviço devem atender de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Academias de ginástica e semelhantes poderão funcionar de segunda a sexta, das 6h às 22h, e aos sábados das 6h às 18h. Salões de beleza e barbearias podem funcionar de segunda a sábado, das 8h às 19h.

Padarias podem atender das 6h às 22h e supermercados, mercados, mercearias, açougues, quitandas e lojas de conveniência de segunda a domingo, das 8h às 22h. 


Fica proibida a realização de festas, eventos, confraternizações, churrascos e afins com participação de mais de dez pessoas. Templos religiosos estão autorizados a realizar cerimônias presenciais de segunda a domingo, com até 30% da capacidade do local. 

Serviços de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização e os veículos deverão funcionar com o máximo de 50% da sua capacidade. 

Segue proibida a aglomeração de pessoas em áreas de lazer públicas, tais como quadras esportivas, complexos de esporte e lazer, academias da terceira idade, pistas de skate, praça da Catedral etc. O descumprimento será penalizado com multa de R$ 500 por pessoa. Não há informação da Prefeitura de Maringá sobre quantas pessoas já foram multadas por esse motivo.


Continua em vigor o toque de recolher, das 23h às 5h da madrugada, com exceção à noite do dia 31 de dezembro de 2020 e madrugada do dia 1º de janeiro de 2021.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 


0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista