segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Artigo: 9 motivos racionais e solidários para tomar a vacina da covid-19

21/12/2020_

Por Rodrigo Hélenton Borba Côrtes* – Têm muitas pessoas na dúvida sobre a vacina para combater a covid-19. Alguns argumentos são do tipo: "Se a vacina funciona, por que tenho que me vacinar para proteger que foi vacinado?" Vamos a alguns pontos, e para facilitar vamos arredondar números. 

1- Todos que tomarem a vacina ficarão imunes?
NÃO, a vacina tem eficácia em 90% dos que tomarem.

2- Por que preciso tomar?
Você precisa tomar exatamente para proteger os outros.

Vacina Coronavac será produzida pelo Butantan, de São Paulo
3- Que outros?
Lembra aqueles 10% que vão tomar a vacina e ela não vai funcionar? Então, você vai proteger esses 10% em que a vacina não vai funcionar, além daqueles que são alérgicos e não poderão tomar. Por exemplo: a vacina anual da gripe, quem é alérgico a ovo não pode tomar.


4- 10% nem é muita gente...
É  SIM!  Imagine uma cidade de 400 mil habitantes. No mínimo 40 mil não terão a proteção. E você, tomando, vai proteger esses 40 mil. Mas já que você não está muito preocupado com o próximo, lembre-se, um desses 10% pode ser um familiar seu ou amigo próximo. Agora, olhe para aquela pessoa querida que está aí do seu lado e se pergunte: Será que ela faz parte dos 10%?

5- Não quero ser cobaia...
As vacinas passaram por todos os testes, e você não será cobaia. Lembra do discurso negacionista? Pois é, as cobaias serão os habitantes de 190 países que já começaram a vacinação. O Brasil vai começar só quando os outros paises já estiverem na segunda dose e/ou terminado de vacinar todo mundo.

6- Vou virar jacaré?
Rapaz, o mundo inteiro vai virar jacaré, e os brasileiros dominarão o mundo. Seremos tipo Crocodilo Dundee.


7- Sou contra a obrigatoriedade da vacina!
Jovem, você sempre foi obrigado a tomar ou levar alguém para tomar. Se você vai viajar para fora do país ou mesmo para algumas regiões do país, você é obrigado a tomar vacina. Duvido que, quando te falaram que você era obrigado a tomar, você disse: "não vou tomar obrigado, e dane-se a minha viagem". Para matricular seus filhos nas creches, você tem de levar a criança obrigatoriamente para vacinar, pois exigem na creche a carteira de vacinação para efetivar a matrícula. Quando não é o governo que impõe é a natureza, ou você vai deixar de vacinar seu filho contra a poliomielite?

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

8- Não vou tomar a vacina da China...
A vacina não é da China. Os insumos podem ser, mas quem está cuidando da produção é o Butantan, uma entidade respeitada no mundo inteiro. Deixe seu complexo vira-latas de lado, achando que o que vem dos Estados Unidos é melhor. Não gosta da China? Olhe ao seu redor e veja quantos produtos chineses têm aí na sua casa. Por uma diferença de R$ 1 você leva o produto chinês e não leva o brasileiro.

9- Quantos políticos você ouviu que morreu por falta de vaga na UTI?
Pois é, seu político de estimação vai para o Albert Einstein ou para algum outro hospital renomado, e seu ente querido vai ficar sentado na cadeira esperando a liberação de uma vaga. Isso se liberarem a tempo.

* Borba Côrtes é bacharel em Direito. Reside em Maringá (PR).



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Os artigos não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Jornalista, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário