sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Moradores de Iguatemi defendem nome de Antonio Bortolotto para prolongamento da avenida

04/12/2020_

Café com Jornalista – Teve grande repercussão nas redes sociais a matéria "Vereadores batem boca por causa de nome de avenida no distrito de Iguatemi", publicada neste blog na quarta-feira (2). Em questão está um projeto que tramita na Câmara de Maringá, denominando o prolongamento da Avenida Vereador Antonio Bortolotto como Pioneiro Deoclides do Prado. 

Para os moradores do distrito, o prolongamento da avenida deve manter o nome de Antonio Bortolotto, vereador que em vida morou em Iguatemi.

Trecho central da Avenida Antonio Bortolotto, em Iguatemi – Imagem: Google Maps
De autoria de Carlos Mariucci (PT), o projeto não trata da mudança do nome da avenida como um todo, mas apenas o batismo de um trecho da via, do outro lado da rodovia. Oficialmente, o prolongamento ainda não foi denominado.


Ainda assim, a proposta não foi bem recebida pelos dois vereadores do distrito, William Gentil (PSB) e Onivaldo Barris (PSL). Este teve aprovado seu requerimento para retirada do projeto da pauta de votações por dez sessões. Portanto, o projeto só retornará à ordem do dia em fevereiro de 2021, quando Mariucci não será mais vereador.

Repercussão

A discussão sobre a matéria teve um grande número de comentários no grupo Amigos de Iguatemi-PR, no Facebook. Por lá, os internautas reclamaram da proposta de "mudar" o nome da via, disseram não conhecer o pioneiro que se pretende homenager, lembraram que Mariucci não mora no distrito e cobraram melhorias para Iguatemi, como asfalto.


Gentil e Barris interagiram nos debates, recebendo elogios por não terem deixado a avenida ser nomeada com outro nome. "Antes tarde do que nunca , muito legal ver dois representantes lutando por nós moradores de Iguatemi. Parabéns Onivaldo e William, gostaria de ter visto mais vezes essa união", disse Dri Gaspar.

Boa parte dos comentários foi em defesa do nome Antônio Bortolotto para toda a avenida, inclusive seu prolongamento. "Não deixaremos isso acontecer, sem desmerecer outro nome", comentou Wilson Zussa. "Quem foi esse Deoclides?", disparou Ebenezel Soler Dota.


Nos comentários, ficou evidente um forte bairrismo em pessoas que se orgulham de viver em Iguatemi, que é tratada pelos locais como cidade. Para os moradores, as ruas do distrito devem homenagear pioneiros de lá, ainda que Iguatemi pertença a Maringá.

"Pioneiro pra mim são pessoas que moram no lugar há muitos anos e contribuíram para o desenvolvimento da cidade", disse Terezinha Gaitarosso. "Moro desde criança aqui em Iguatemi e acho um absurdo tal proposta. Se queres homengear, que o faça em Maringá. Aqui alguém conhece esse pioneiro?", questionou Sandra Sandra Pereira Roncada.


Muitos criticaram o fato de os vereadores estarem discutindo nome de rua, enquanto há vários problemas para serem sanados no distrito. Alisson Souza lembrou da falta de asfalto e Antonio Bursi Filho, por exemplo, mencionou a falta de sinalização vertical e de um redutor de velocidade na própria avenida em questão. Segundo Souza, o atropelamento de animais domésticos ocorre com frequência.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista


>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário