segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Eleição para Semulher: Fórum Maringaense de Mulheres repudia cobertura de 'parte da imprensa'

21/12/2020_

Café com Jornalista – Em nota um tanto confusa, divulgada na manhã desta segunda (21), o Fórum Maringaense de Mulheres repudiou "a forma como a indicação para a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semulher) vem sendo tratada por parte da imprensa maringaense". A nota é assinada pela presidente da entidade, Valquiria Aparecida Francisco.

Eleição interna da nova secretária da Mulher de Maringá ocorre nesta segunda (21)
Eleição interna da nova secretária da Mulher ocorre nesta segunda (21)
O texto diz respeito à eleição interna, organizada pelo Movimento Mais Mulheres no Poder (MMNP), que elegerá a nova secretária. Contudo, não fica claro o que, exatamente, causou o descontentamento da entidade ou, ainda, quem da imprensa local é merecedor do repúdio.


Extraoficialmente, o Café apurou que as críticas são destinadas a um blog da cidade que, segundo integrante do movimento, estaria tentando desqualificar as candidatas. 

A nota lembra que o MMNP surgiu com o intuito de eleger mulheres para a Câmara Municipal – objetivo que foi alcançado. Outras pautas importantes do movimento são a ocupação de 50% das vagas do primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Maringá com mulheres e a destinação de 4% do orçamento do município para políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Fórum informa ter contribuído com os critérios adotados na indicação da nova secretária, a pedido de integrantes do MMNP. A nota diz que o Fórum foi "surpreendido com a inclusão do critério ser candidata e fazer parte do movimento" e que, mesmo discordando dessa decisão, "não desmerece e nem desqualifica a luta das mulheres no MMNP por mulheres na política".

"O Movimento Mais Mulheres no Poder merece ser respeitado pelo trabalho realizado e pela conquista obtida. Por mais mulheres no poder! Por mais mulheres na política", diz trecho final da nota (leia na íntegra aqui).

Candidatas

Em processo avalizado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), a eleição interna do MMNP para indicação da nova secretária será realizada, na noite desta segunda, em reunião do movimento. Concorrem ao cargo, com remuneração mensal de R$ 13.966,08, seis candidatas: Alana Marquezini (PSD), Cristiane Tazinafo (PTC), Evelin Cavalini (Pode), Rose Leonel (Pode), Terezinha Pereira (PP) e Vera Lopes (PSD). Eleição será nesta segunda (21), em reunião do movimento.



Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista