terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Fórum Eleitoral de Maringá fará diplomação dos candidatos eleitos por edital

08/12/2020_

Café com Jornalista – Para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), de forma excepcional, a diplomação do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos em Maringá será feita por edital. O mesmo vale para os municípios atendidos pelo Fórum Eleitoral de Maringá. A informação é da Justiça Eleitoral.  

Desta vez, nada de diplomação presencial
Chefe de cartório da 137ª Zona Eleitoral (ZE), Elaine Berberte explica que a portaria 598/2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) autoriza essa nova forma de diplomação. Por edital, não há nem sequer um evento virtual.


"Os juízes eleitorais têm a prerrogativa de optar por esta forma de diplomação. No caso dos municípios atendidos pelo Fórum Eleitoral de Maringá será assim. Essas são as informações dos chefes de cartório da 66ª ZE e da 192ª ZE, responsáveis pela diplomação nesta eleição municipal", informa Elaine.
A chefe de cartório acrescenta que os eleitos devem prestar contas finais à Justiça Eleitoral com toda a documentação exigida. Só então estarão aptos a emitir seus diplomas no site do TRE-PR. 


De acordo com o Blog do Rigon, a vereadora eleita Professora Ana Lúcia (PDT) havia encaminhado correspondência à juíza da 66ª ZE, Roberta Carmen Scramin de Freitas, pedindo que a Justiça Eleitoral considerasse a possibilidade de a diplomação ocorrer de forma virtual, por conta da pandemia.

O Café não conseguiu apurar se o pedido de Ana Lúcia motivou ou não a decisão da Justiça Eleitoral informada nesta matéria.



>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista