quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Butantan inicia produção da Coronavac

10/12/2020_

Café com Jornalista – Atenção, o conteúdo a seguir pode não ser recomendado para a audiência terraplanista. O Instituto Butantan iniciou a produção da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus (covid-19) desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac.
 
Doria e equipe em coletiva de imprensa no Butantan. Café com Jornalista
Doria e equipe em coletiva de imprensa no Butantan – Foto: Governo SP
O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), nesta quinta (10), acirrando a disputa entre o governo de São Paulo e o governo federal, que ainda não tem um plano nacional de imunização contra a covid-19. Nessa disputa, em alguns casos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – rival político de Doria – deixou transparecer sua torcida contra a Coronavac.


Na corrida pela vacina, Doria largou na frente, anunciando a produção em larga escala justo no dia em que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso confirmado de reinfecção por covid-19 no país. Além disso, prefeitos têm demonstrado o interesse em comprar vacinas do Butantan, independentemente do governo federal, como é o caso de Maringá.

Produção

Segundo Doria, a produção será feita 24 horas por dia, sete dias por semana, na fábrica do Butantan na zona oeste de São Paulo. O objetivo é alcançar a capacidade máxima de até um milhão de doses fabricadas por dia. Até outubro, a unidade funcionava de segunda a sexta, em dois turnos.


Quando o Butantan atintir seu potencial máximo de produção, a Coronavac made in Brasil deverá envasar entre 600 mil e 1 milhão de doses por dia. Até janeiro, o governo paulista prevê que 40 milhões de doses da vacina serão produzidas, das quais 4 milhões devem ser destinadas a outros Estados.

A fábrica do Butantan ocupa área produtiva de 1.880 metros quadrados e conta atualmente com 245 profissionais. Segundo o governo paulista, mais 120  funcionários serão contratados para reforçar a produção da vacina contra o coronavírus.

Por meio de um acordo entre o governo paulista e a Sinovac, o Butantan já vem recebendo doses da vacina, além da transferência de tecnologia para produção própria. 

Testes

Segundo matéria da Agência Brasil, estudos de fases 1 e 2 da vacina, realizados na China, já demonstraram que ela é segura, ou seja, que não provoca efeitos colaterais graves. Também estudo feito com voluntários no Brasil comprovou que a vacina é segura.


A vacina, no entanto, ainda está passando por uma terceira e última fase de testes, que vai revelar se é eficaz, ou seja, se de fato protege contra o novo coronavírus. Esses testes já vêm sendo desenvolvidos no Brasil desde julho deste ano.

Se essa análise constatar que a vacina é eficaz, o governo paulista deverá solicitar a aprovação e registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que então permitirá o uso em solo brasileiro. Segundo Doria, 11 Estados e 912 municípios já manifestaram interesse em adquirir doses junto ao Butantan.

Num vácuo de gestão do governo Bolsonaro, o governo de São Paulo parece ter assumido, de vez, a dianteira no forneceimento da vacina. Vale lembrar que em alguns países, entre eles o Reino Unido, a vacinação já teve início. Nos Estados Unidos, a imunização está prevista para começar nesta sexta (11).



Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário