quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Decisões da Justiça sobre John e Jamal podem interferir no resultado das eleições?

26/11/2020_

Café com Jornalista – O título da matéria traz uma pergunta que circulou, recentemente, em grupos de WhatsApp de Maringá: Eventuais decisões da Justiça, favoráveis aos candidatos a vereador John Alves (PP) e Doutor Jamal (PSB), poderiam interferir no resultado das eleições deste ano?

O ex-vereador John Alves e o vereador não reeleito Doutor Jamal. Café com Jornalista
O ex-vereador John Alves e o vereador não reeleito Doutor Jamal – Fotos: Arquivo/CMM
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), John obteve 1.153 votos, enquanto Jamal somou 1.094. A dúvida sobre o destino desses votos gerou boatos de todo tipo no aplicativo de mensagens.


Um dos boatos dizia que Mário Hossokawa (PP) – reeleito para o sétimo mandato – poderia perder sua cadeira. Outras especulações apontavam que o PSL ou o PDT poderiam obter uma terceira cadeira na Casa (ambos os partidos elegeram dois representantes).

A verdade é que a decisão da Justiça, qualquer que seja, NÃO altera o resultado das eleições. O Café, que já tinha esse entendimento, buscou a confirmação num dos maiores experts de Maringá no cálculo da eleição proporcional, o especialista em Política e Eleições Adriano Marquioto.


Assessor Assistente legislativo da Câmara de Maringá, Marquioto explica que os não eleitos John e Jamal estão listados pelo TSE como "Anulado Sub Judice". Segundo o especialista, isso significa que os votos dos dois candidatos já não estão sendo computados pela Justiça Eleitoral. 

Contudo, digamos que John e Jamal obtenham êxito em seus recursos e seus votos passem a ser computados? Ainda assim, diz Marquioto, nada mudaria na lista dos eleitos. Relembre aqui quem são eles


Recentemente, Marquioto concedeu uma ótima entrevista ao Café, fazendo uma projeção dos eleitos caso o pleito fosse disputado na regra antiga. Vale a pena conferir (clique aqui). 


Cobertura da apuração



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista