quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Vereadora eleita aponta erro no projeto em licitação do Contorno Sul Metropolitano

26/11/2020_

Café com Jornalista – O Contorno Sul Metropolitano, que está em fase de licitação, pode impactar negativamente o projeto já existente de acessibilidade e mobilidade previsto para o distrito de Iguatemi e para o Jardim São Domingos. O alerta é da vereadora eleita e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ana Lúcia Rodrigues (PDT).

Contorno Sul Metropolitano. Café com Jornalista
Uma das figuras do projeto do Contorno Sul Metropolitano
De acordo com ofício protocolado por Ana Lúcia, nesta quinta (26), o projeto do novo contorno não prevê a obra de travessida – por trincheira ou viaduto – da Avenida Paranavaí, que no futuro será a principal via de ligação entre Maringá e São Domingos/Iguatemi. "Essa ligação está prevista na Lei de Diretrizes Viárias desde 1977", diz a vereadora eleita.


O ofício é endereçado ao prefeito Ulisses Maia (PSD) e ao presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Edson Cardoso Pereira. No documento, Ana Lúcia cobra uma intervenção imediata no poder público, já que a abertura dos envelopes do edital de licitação da obra está previsto para 10 de dezembro.

"O projeto ignora o planejamento aprovado em lei e segrega os citados aglomerados demográficos [Iguatemi e São Domingos], que possuem cerca de 15 mil moradores; mais que a população da metade (50%) dos municípios do Paraná (...). Entendo que ainda há tempo de fazer essa correção, priorizando as pessoas e evitando mais esse transtorno", diz trecho do ofício.
No documento, Ana Lúcia relembra dos problemas causados pelo Contorno Norte de Maringá, o qual ela classifica como uma "aberração urbanística" que causou isolamento e dificuldades de mobilidade aos moradores de bairros externos ao projeto. A obra gerou tanto ou até mais transtornos para os moradores da vizinha Sarandi.


Inaugurado em 2014, durante o mandato do ex-prefeito Roberto Pupin, o Contorno Norte ajudou a desafogar o trânsito no centro de Maringá, desviando da Avenida Colombo o trânsito pesado da rodovia BR-376. Por outro lado, a obra ficou negativamente marcada por suspeitas de superfaturamento e pelos chamados viadutos saci (não duplicados), os quais têm entre seus principais críticos o próprio prefeito Ulisses Maia.

Ao lembrar dos transtornos ocasionados pelo Contorno Norte, Ana Lúcia espera de Ulisses a sensibilidade política para evitar transtornos futuros no prolongamento da Avenida Paranavaí. Veja o ofício na íntegra aqui

Outro lado

O Café entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá para saber o posicionamento da administração sobre o ofício. A informação oficial é de que a Secretaria de Obras Públicas (Semop) ainda não recebeu o documento. 


Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

>>> Eleições 2020

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista