domingo, 15 de novembro de 2020

Tutorial explica como se dá o complexo cálculo da eleição para vereador

15/11/2020_

Café com Jornalista – A forma como se dá a definição dos candidatos eleitos para a Câmara Municipal continua sendo um ministério para a maioria dos eleitores. Ao contrário da escolha do prefeito, em que o mais votado leva, no caso da eleição proporcional (para vereador) não é bem assim.

Clique na imagem para assistir ao tutorial
Na eleição proporcional, define-se primeiramente quais partidos terão cadeiras no parlamento para, só depois, saber quais candidatos a vereador foram eleitos. O primeiro cálculo a ser feito é o do quociente eleitoral, que em Maringá será de aproximadamente 13.900 votos, segundo projeção do historiador político Reginaldo Dias – veja o cálculo aqui.


Definido o quociente eleitoral, calcula-se o quociente partidário e as sobras, com regras específicas. São eleitos vereadores aqueles que, além disso, obtiverem a votação mínima de 10% do quociente eleitoral – uma nota de corte que reduziu a influência dos chamados "puxadores de voto".

Sim, não é um cálculo fácil. E mesmo para quem já entendia um pouco do assunto precisou estudar de novo, por conta de alterações feitas pela Minirreforma Eleitoral (Lei 13.165/2015). 

Então, para esclarecer em definitivo as dúvidas, o Café apresenta no vídeo acima o excelente tutorial do Ricardo Monteiro, que explica passo a passo os cálculos que são feitos pela Justiça Eleitoral para definir quais candidatos a vereador serão eleitos. A dica da publicação desse tutorial aqui no blog foi de Reginaldo Dias.


Agora, com o vídeo acima, ficará mais fácil entender as regras do jogo.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário