27/11/2020_
Café com Jornalista – As eleições já acabaram em Maringá, mas as especulações envolvendo os vereadores eleitos continuam a todo vapor. A mais recente delas diz que Cris Lauer (PSC), supostamente, corre o risco de ser impedida de assumir uma das 15 cadeiras na Câmara Municipal. Ela foi eleita com 1.785 votos.
![]() |
Cris Lauer (PSC) foi eleita para seu primeiro mandato na Câmara de Maringá |
Segundo matéria publicada recentemente no blog do Rigon, irregularidades na campanha de Cris Lauer poderiam resultar no indeferimento não apenas de sua candidatura, mas de toda a chapa do PSC. Ainda segundo a matéria, quem assumiria sua vaga seria o vereador Odair Fogueteiro, que ficou como primeiro suplente do PDT.
Será mesmo que Cris pode perder o mandato conquistado nas urnas? E se isso ocorrer, quem ficaria com a vaga? Seria mesmo Fogueteiro?
Novamente, o Café recorreu ao especialista em Política e Eleições Adriano Marquioto para os devidos esclarecimentos. Assistente legislativo da Câmara de Maringá, Marquioto é expert nos cálculos do voto proporcional, tendo colaborado como comentarista da rádio CBN na apuração dos votos, no último dia 15.
Quem ficaria com a vaga?
Na hipótese de apenas Cris ter os votos anulados, e considerando o cálculo das sobras, a vaga continuaria sendo do PSC. "A cadeira seria ocupada pelo professor Rodrigo Matos, que obteve 1.134 votos", diz Marquioto.
Segunda hipótese: a cassação da chapa. Como o PSC não atingiu o quociente eleitoral, obtendo sua cadeira nas sobras, se a chapa toda fosse cassada, a vaga ficaria com o vereador Jean Marques (Pode).
"Em primeira análise, a vaga é do Podemos. Mas acho improvável, praticamente impossível, a cassação da chapa do PSC", afirma Marquioto.
PDT
Mas e como ficariam Fogueteiro e o PDT – que elegeu Professora Ana Lucia e Maninho – nessa história? O PDT continuaria com as mesmas duas cadeiras e Fogueteiro, como primeiro suplente.
De acordo com Marquioto, não há a possibilidade de o PDT obter uma terceira cadeira na Câmara antes do PSL por um motivo simples: o PSL obteve mais votos que o PDT na eleição proporcional. "Repito, nunca o PDT vai ter essa terceira cadeira antes do PSL", diz Marquioto.
Cobertura da apuração
Cobertura das eleições
>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa
* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)
A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.
Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
0 comentário(s):
Postar um comentário