terça-feira, 17 de novembro de 2020

Hossokawa: 'Não quero que me compare com Homero Marchese'

17/11/2020_

Café com Jornalista – Na primeira sessão ordinária da Câmara de Maringá após as eleições, nesta terça (17), o presidente da Casa, Mário Hossokawa (PP) arrancou risos dos seus pares ao dizer que não quer que o comparem com Homero Marchese (Pros). O deputado estadual – que perdeu a disputa de prefeito para Ulisses Maia (PSD) – não fez muitos amigos nos dois anos em que foi vereador.

"Não quero que me compare com Homero Marchese, pelo amor de Deus. Pode me comparar com qualquer outro", disse Hossokawa.
O presidente se referia a um comentário que ouvira de um radialista, de que ele e Marchese teriam sido os grandes derrotados de Maringá nas urnas. Hossokawa disse que não poderia se sentir derrotado tendo sido reeleito após uma Legislatura marcada por ataques a ele e à Casa de Leis.

Veja o momento em que Hossokawa menciona Marchese – Foto: Marquinhos Oliveira/CMM
Na avaliação do presidente, ele foi o "vereador que mais apanhou" em 2020, em especial no episódio em que a Câmara reajustou os salários dos servidores municipais, estendendo a reposição da inflação aos subsídios dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito. A aprovação, ocorrida em dias de comércio fechado por conta da covid-19, gerou críticas da população (relembre aqui). 

Além desse tipo de desgaste, Hossokawa atribuiu a queda em seu número de votos ao perfil dos seus eleitores, que deixaram de votar para se prevenir do coronavírus. "São eleitores com uma idade mais avançada que me acompanham desde o início da carreira", disse.

Em 2016, Hossokawa foi o quinto candidato a vereador mais votado, somando 3.746 sufrágios. No pleito atual, ele ficou na 15º colocação com 1.953 votos, uma redução de 43%. Em número de mandatos, Hossokawa fica atrás apenas de Bravin (PSD) e do ex-vereador Kazumi Taguchi (saiba mais aqui).

Em seu discurso, Hossokawa nominou vários colegas de parlamento, com destaque para o elogio feito ao correligionário Luiz Pereira, que ficou na suplência do PP. "Vossa excelência tem minha total admiração porque teve a bondade de acolher os assessores do vereador Chico Caiana (PTB). 

Pereira assumiu a cadeira de Caiana, que morreu após um AVC hemorrágico, em julho.

Luto

Antes mesmo de sua fala, Hossokawa pediu um minuto de silêncio em memória de Antero Rocha, 69 anos, que morreu após infarto sofrido na madrugada desta terça. O presidente lembrou que Antero foi assessor parlamentar do ex-vereador Dr. Saboia. 


Cobertura da apuração



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário