sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Cafeinado: Biden assume a liderança na Geórgia e Trump cai em desespero

06/11/2020_

Uma importante projeção da imprensa norte-americana se confirmou, na madrugada desta sexta (6), na apuração dos votos da eleição presidencial dos Estados Unidos. Joe Biden (Democrata) assumiu a liderança na Geórgia (GA), numa virada decisiva, para desespero de Donald Trump (Republicano).

Mantida a liderança, os 16 delegados da Geórgia garantem a eleição de Biden, que até as 8h30 desta sexta somava 264 delegados contra 214 de Trump. Para ser eleito, é necessário somar 270 votos nos colégios eleitorais.

Em azul claro, Estados onde Biden lidera. Em azul escuro, onde ele já venceu, segundo projeções da Associated Press

NV e PA

O candidato democrata se encaminha para consolidar sua vitória em Nevada (NV), onde tem ampliado sua vantagem, tendo ainda boas chances de tomar a liderança de Trump na Pensilvânia (PA). Algumas projeções apontam essa tendência. Biden somaria, então, mais seis delegados em NV e 20 na PA. 

Geórgia

Se confirmada a vitória na GA, a vitória de Biden não depende do resultado de NV nem da PA. Esse desempenho na GA é emblemático porque o Estado, tradicionalmente, é um reduto eleitoral republicano, que vence as eleições presidenciais por lá desde a década de 1990.

Desespero

As recentes atitudes revelam que o presidente dos EUA caiu em desespero. No Twitter, várias postagens de Trump foram "apagadas" por apresentarem informações incorretas ou falsas. Nesses tuítes, Trump contestava a apuração dos votos, cobrava a interrupção da contagem e apontava (sem provas) para fraudes. Alguém precisa dobrar a dose dos calmantes de Trump.

Falou sozinho

Em fato inédito, as grandes redes de TV aberta dos EUA – ABC, CBS e NBC – contaram na metade a transmissão do discurso de Trump, ontem (5), na Casa Branca. As emissoras alegaram que o discurso, que citou "votos ilegais", continha mentiras. Trump compartilhou a transmissão da Fox News, mas essa postagem também foi ocultada. 

Papelão de Trump foi destaque na capa do jornal O Globo desta sexta (6)

São Paulo

Em nova pesquisa DataFolha (detalhes aqui), Bruno Covas (PSDB) se isolou na liderança pela Prefeitura de São Paulo, subindo de 23% para 28% das intenções de voto. Celso Russomanno (Republicanos), que já liderou a corrida, desitradou ainda mais, caindo de 20% para 16%. Mais uma vez, Russomanno alimenta sua fama de "cavalo paraguaio". 

Empate triplo

Agora, Russomanno aparece tecnicamente empatado Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), estes dois com 13%. Do empate triplo sairá o nome que avançará para o segundo turno. Jilmar Tatto (PT) aparece na quarta colocação com 6% das intenções de voto.



Maringá

Roberta Pitarelli está de volta à campanha de Ulisses Maia (PSD), segundo informações do próprio prefeito. A competente jornalista precisou de afastar da campanha após testar positivo para a covid-19. Outros jornalistas da cidade já ficaram ou ainda estão em quarentena (veja aqui). 

Imprensa

Uma das profissionais mais respeitadas da TV paranaense, a jornalista Juliane Guzzoni deixou a RPC após 21 anos dedicados à empresa. Uma perda enorme para a emissora e para sua audiência. A informação é do portal do Rigon



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário