domingo, 15 de novembro de 2020

Professora Ana Lucia é a mais votada entre todos os candidatos a vereador sem mandato

15/11/2020_

Café com Jornalista – Após uma Legislatura formada apenas por homens, a Câmara de Maringá volta a ter representatividade feminina. Professora Ana Lucia (PDT) e Cris Lauer (PSC) devem ocupar duas das 15 cadeiras da Casa.

Professora Ana Lúcia (PDT)
Professora Ana Lúcia (PDT)
Com 93,72% das urnas apuradas, a eleição de Ana Lucia Rodrigues é dada como certa por experts no cálculo da eleição proporcional. Entre os entendidos no assunto consultados pelo Café está o funcionário da Câmara Adriano Marquioto. "Ana Lucia está dentro. A disputa no PDT está na segunda vaga, entre Odair Fogueteiro e Maninho", comenta Marquioto.

Até o momento, faltando apurar pouco mais de 6% das urnas, Fogueteiro soma 2.306 votos, contra 2.267, uma diferença de apenas 39 votos. O bom desempenho dos pedetistas – partido pelo qual o prefeito Ulisses Maia (PSD) foi eleito há quatro anos – deve assegurar à sigla duas cadeiras na Câmara. 

Entre as mulheres, Ana Lucia se destacou ao ser a mais votada entre todos os candidatos sem mandato. Até o momento, ela soma 2.509 votos. À frente da professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apenas cinco vereadores que disputavam a reeleição: Flávio Mantovani (Rede), Altamir da Lotérica (Pode), Bravin (PSD), Alex Chaves (MDB) e Mário Verri (PT).

"Essa eleição é o coroamento de uma trajetória de lutas, de uma vida construída na universidade, na pesquisa e no campo do conhecimento", dia Ana Lucia que, além de pesquisadora do Observatório das Metrópoles da UEM, é uma das líderes do Movimento Mais Mulheres no Poder. 

Conhecido por seu perfil polêmico, Cris Lauer (PSC) teve um desempenho um pouco mais discreto. Com 1.686 votos até o momento, ela ocupa a 18ª colocação, ficando atrás da Professora Vilma (PT), por exemplo, que com 1.896 votos ocupa a 12ª colocação. 

Segundo analistas, Cris ficará com a segunda vaga no cálculo das sobras. As projeções têm boas chances de acerto, mas certeza total só quando 100% dos votos forem computados.

Atualização

Minutos após a publicação da matéria, a Justiça Eleitoral concluiu a apuração dos votos em Maringá. Confira aqui a lista dos vereadores eleitos. 




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário