sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Cafeinado: Vitória de Ulisses no primeiro turno está no limite da margem de erro

16/10/2020_

Na matéria "Ulisses lidera com folga na primeira pesquisa de intenção de votos", publicada na sexta-feira (9), o Café informou que os números confirmavam a previsão de especialistas de que o número recorde de prefeiturávies garantiria a realização do segundo turno. Do ponto de vista político, é mais ou menos isso; do ponto de vista aritmético, não.

Leitor qualificado do Café e fonte recorrente (desde os tempos de O Diário) deste jornalista que vos escreve, o historiador Reginaldo Dias fez um pertinente apontamento. Na pesquisa, os 40,4% da soma dos 12 adversários não supera os 41,4% de Ulisses Maia (PSD), que disputa a reeleição. Ou seja, confirmados esses números nas urnas, Ulisses venceria no primeiro turno.

Margem de erro

Dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a decisão no primeiro turno ou não é a grande incógnita deste início de campanha. "Na história eleitoral de Maringá, como demonstro em meu livro 'Da arte de votar e ser votado', há muitos exemplos de reviravoltas e vitórias que estavam fora dos prognósticos iniciais", comenta Dias.

Segundo turno

Do ponto de vista político, considerando a pesquisa em questão e as cartas do "baralho", o segundo turno é mais que provável. Na medida em que os demais candidatos forem sendo conhecidos (o prefeito já é), a tendência é que os indecisos migrem – em sua maioria – para os adversários do candidato que tenta a reeleição. A análise deste colunista encontra eco na opinião de outros jornalistas que cobrem a política local.

Desgaste

Para o jornalista Milton Ravagnani, durante a campanha é natural que aquele que lidera nas pesquisas sofra o desgaste dos demais candidatos. "São outros 12 candidatos para tentar, em conjunto, desgastar o prefeito", comenta Ravagnani. Segundo ele, o indeciso "é aquele que não decidiu pelo prefeito".

Porém...

A vitória de Ulisses no primeiro turno é pouco provável, porém, está longe de ser impossível. Segundo Ravagnani, o medo de contágio pelo novo coronavírus, em especial nas pessoas do grupo de risco, e o desgosto da população com a política (e os políticos) podem elevar o número de abstenções nas eleições deste ano. Esse possível cenário aumentaria um pouco as chances de Ulisses liquidar a fatura no primeiro turno. 

Dia do Professor

Os parabéns do Café, ainda que com delay de 24 horas, aos professores pelo seu dia. Só os ignorantes não conseguem compreender a absoluta relevância do professor para a sociedade.


O que nos resta

É bem provável que o debate realizado pela TV Maringá – que teve como destaques Ulisses Maia (PSD), Rogério Calazans (Avante), Homero Marchese (Pros) e Eliseu Fortes (Patriota) – tenha sido o primeiro e único deste primeiro turno. O grande número de candidatos vai inviabilizar outros debates. Nos restam, de consolo, as sabatinas e o horário eleitoral. 

Infiéis

Fidelidade partidária é coisa que não existe na agenda de alguns políticos. Filiado ao PSD do governador Ratinho Júnior, Sargento Fahur tem aparecido em inserções eleitorais (os spots ao longo do dia) pedindo votos para o prefeiturável Homero Marchese (Pros). Detalhe, o PSD tem como candidato o prefeito Ulisses Maia. Fahur não é um caso isolado, registre-se.

Risco

Segundo uma fonte do Café, Marchese corre o risco de perder um número de spots equivalentes àqueles das aparições do Sargento Fahur. Vai acontecer? Não sabemos. São cenas do "próximo capítulo".

Site

O ex-vereador de Sarandi Bianco (PT), que concorre a prefeito da cidade vizinha, lançou ontem (15) seu site. O endereço traz o plano de governo e informações de contato com a campanha do petista. Antes disso, Bianco já vinha fazendo um bom trabaho em sua página no Facebook e na panfletagem de materiais impressos.

Literatura

A jornalista Kamilla Yohanna Ribeiro, que iniciou a carreira como estagiária no jornal O Diário e hoje é lotada como gerente do Gabinete do prefeito Ulisses Maia, foi premiada no Concurso Literário de Relatos Reais: Histórias Humanas 2020. Grande feito! Leia mais.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário