sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Ulisses lidera com folga na primeira pesquisa de intenção de votos

09/10/2020_

Café com Jornalista – O prefeito Ulisses Maia (PSD) lidera a corrida eleitoral com folga, mas com vantagem insuficiente para vencer a disputa no primeiro turno. É o que aponta a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Maringá. Contratada pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), a consulta popular da Paraná Pesquisas foi divulgada na manhã desta sexta (9).

Clique aqui para ler a matéria do portal GMC
Na pesquisa estimulada – opção na qual os candidatos são apresentados ao eleitor –, Ulisses aparece com 41,4% das intenções de voto. Dr. Batista (DEM), com 11,1%, e Homero Marchese (Pros), com 10,4%, estão empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. 


Os outros oito candidatos e duas candidatas estão tecnicamente empatados. Isto é, Akemi Nishimori (PL) lidera o pelotão com 4,2%, porém, dentro da margem de erro ela pode estar atrás do lanterninha, Eliseu Fortes (Patriota), que figura com 0,7%. 

Veja a intenção de voto de cada prefeiturável:

Ulisses Maia (PSD): 41,4%
Nenhum dos candidatos: 12,1%
Dr. Batista (DEM): 11,1%
Homero Marchese (Pros): 10,4%
Não sabe: 6,3%
Akemi Nishimori (PL): 4,2%
Coronel Audilene (PP): 3,2%
Bovo (Podemos): 2,1%
Annibal Bianchini (PTC): 1,7%
Valdir Pignata (Cidadania): 1,7%
Professor Edmilson (Psol): 1,5%
Carlos Mariucci (PT): 1,4%
Rogério Calazans (Avante): 1,3%
Evandro Oliveira (PSDB): 1,1%
Eliseu Fortes (Patriota): 0,7%

Dos 720 entrevistados, 12,1% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, e 6,3% não souberam responder. Realizada entre 4 e 7 de outubro, a pesquisa tem 95% de chances de retratar a realidade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-04937/2020.

Detalhes

Levando-se em conta a margem de erro, Ulisses tem algo entre 37,9% e 44,9% das intenções de voto. A pesquisa confirma a previsão de especialistas, ouvidos pelo Café, de que o número recorde de prefeituráveis garantiria a realização do segundo turno. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa somar 50% mais 1 do total de votos válidos.


Uma curiosidade é que os três candidatos mais bem avaliados (depois de Ulisses) participaram do primeiro debate da TV Maringá (Band), ocorrido dia 1º – portanto, antes da pesquisa eleitoral ser realizada. Em tese, pela visibilidade extra, o debate pode ter favorecido esses nomes na comparação com os prefeituráveis que participaram do debate desta quita (8), realizado após a pesquisa.

Outra curiosidade é que, entre os partidos de esquerda, o candidato mais bem colocado na pesquisa não é do PT, que possui duas cadeiras na Câmara Municipal. Professor Edmilson (Psol) tem 1,5% das intenções de voto, contra 1,4% de Mariucci – repetindo a ressalva do empate técnico.


A pesquisa contratada pelo GMC também questionou em quem os eleitores votariam, mas sem apresentar nomes. Na espontânea, 59% dos entrevistados não soube responder. Veja os destalhes aqui

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário