sábado, 10 de outubro de 2020

Ulisses e Calazans foram os destaques do segundo debate da TV Maringá - Band

10/10/2020_

Café com Jornalista – O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e o ex-secretário municipal Rogério Calazans (Avante) foram os destaques do segundo debate da TV Maringá (Band) no primeiro turno das Eleições 2020. A avaliação é de seis especialistas ouvidos pelo Café, entre os quais estão jornalistas que cobrem a política local.

Também participaram do segundo debate, na quinta (8), Carlos Mariucci (PT), Professor Edmilson (Psol), José Luiz Bovo (Podemos) e Coronel Audilene (PP).

Ulisses e Calazans: destaques do segundo debate da TV Maringá
Ulisses e Calazans: destaques do segundo debate da TV Maringá
A reportagem pediu para que cada especialista apontasse os dois vencedores do debate. Os entrevistados preferiram indicar os destaques, e não os vencedores. "Vencer é uma palavra complicada. Dizer que saiu-se melhor é mais adequado", disse um deles.

Como parte dos entrevistados pediu para não ter o nome divulgado, o Café fez a opção editoral de manter todos os nomes em off.


Ulisses foi unanimidade entre os seis entrevistados. Cinco deles citaram Calazans como o outro destaque. Audilene foi mencionada uma vez. Apesar de não ser apontado como destaque, Bovo foi citado, uma vez, por ter proporcionado (na opinião do especialista) a melhor disputa contra o atual prefeito, quando ambos trocaram dados e farpas sobre o orçamento e o superavit do município.

Um dos especialistas criticou o desempenho de Audilene, ao dizer que esperava que fosse ela – como ex-comandante da Polícia Militar – e não Calazans o segundo destaque (além do prefeito). Outro disse que Calazans se destacou por contrataste, e que os demais foram mal. Outros três reclamaram do formato do debate. "30 segundos de réplica e tréplica é insustentável para dar resposta", comentou um dos entrevistados.

1º debate

O Café com Jornalista também quis saber a opinião dos mesmos seis especialistas sobre o primeiro debate da TV Maringá, realizado na quinta-feira anterior (dia 1º). A emissora precisou realizar o debate em dois tempos, cada qual com seis prefeituráveis, por conta do número recorde de candidatos a prefeito.


Participaram do segundo debate: Akemi Nishimori (PL), Homero Marchese (Pros), Evandro Oliveira (PSDB), Eliseu Alves Fortes (Patriota), Dr. Batista (Democratas) e Valdir Pignata (Cidadania). Annibal Bianchini (PTC) ficou de fora dos debates por ser de um partido sem representação no Congresso Nacional.

Alguns entrevistados preferiram apontar apenas um destaque do primeiro debate, outros indicaram dois nomes. Marchese e Fortes foram os destaques com quatro menções cada. Dr. Batista foi citado apenas uma vez. Os demais não foram mencionados.

Marchese foi apontado por dois especialistas como destaque por ter sido o mais propositivo entre os seis. Outro disse que sua postura mais serena – em contraponto a momentos de descompostura em sua trajetória política – foi um ponto positivo. Fortes foi lembrado menos pelos projetos para a cidade e mais pela postura. Com críticas duras à atual administração, da qual fez parte, Fortes causou algum ânimo num debate que foi considerado monótono.


Informado sobre o resultado da enquete do Café sobre os dois debates, um dos especialistas se lembrou que os quatro destaques são advogados e que, de alguma maneira, estiveram juntos na atual gestão ou mesmo na eleição passada. Fortes e Calazans fizeram parte do primeiro escalão do atual governo. Marchese foi eleito pelo PV, partido da base de Ulisses nas Eleições de 2016. 




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário