sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Pré-candidatas debatem importância de bancada feminina com vereadora de São Paulo

04/09/2020_

Das assessorias – O movimento "Mais Mulheres no Poder" realiza, nesta sexta (4), às 19 horas, uma de suas lives mais aguardadas. Pré-candidatas e uma convidada de peso abordarão "A Importância de uma Bancada Feminina na Câmara Municipal".
 
Vereadora Patrícia Bezerra, de São Paulo. Café com Jornalista
A maringaense Patrícia Bezerra, vereadora no município de São Paulo – Foto: Arquivo pessoal
O tema da live é uma das razões de ser do movimento, que atua nesta fase de pré-campanha eleitoral para que a situação ocorrida nas Eleições de 2018 nunca mais se repita na cidade. Naquele pleito, apenas homens foram eleitos para as 15 cadeiras da Câmara de Maringá, deixando o Legislativo local sem representatividade feminina.


Suprapartidário, o "Mais Mulheres no Poder" já reúne mais de 80 pré-candidatas de Maringá. Seis delas participarão da live desta sexta à noite: Ana Lúcia Rodrigues (PDT), Alana Marquezini (PSD), Rose Leonel (Podemos), Margot Jung (PT) e Terezinha Pereira (PP) – todas as cinco candidatas a vereadora. 

As pré-candidatas conversarão com uma convidada especial, Patrícia Bezerra (PSDB), vereadora no município de São Paulo. A história de Patrícia é surreal: Maringá não elegeu nenhuma vereadora para sua Casa de Leis, mas os paulistanos elegeram uma maringaense para a Câmara Municipal de São Paulo – que tem nove mulheres em suas 55 cadeiras.

Live do movimento "Mais Mulheres no Poder". Café com Jornalista
Clique para acessar a página do movimento
Psicóloga de formação e com grande experiência no trabalho social, Patrícia ajudará na análise sobre a importância da bancada feminina na Câmara Municipal e o que Maringá perde, atualmente, por não ter mulheres entre seus representantes no Legislativo local.


"Na verdade, temos uma representação incipiente da mulher no Brasil como um todo. Somos mais de 52% do eleitorado brasileiro, como mais de 52% da população, somos a maioria, mas isso não se vê representado nas câmaras municipais nem nas assembleias legislativas nem no Congresso Nacional", diz Patrícia.
A situação da Câmara de Maringá, composta apenas por homens, não é exceção. Segundo Patrícia, um quarto das câmaras municipais do Brasil não tem presença feminina. "Houve avanços, mas a gente ainda vive numa sociedade patriarcal, conservadora, misógina e preconceituosa em relação ao papel da mulher na sociedade", diz Patrícia. "E os números de feminicídio não negam", acrescenta a vereadora.

Ainda segundo Patrícia, as mulheres não podem mais aceitar o segundo plano na política, como se o papel político não fosse o lugar de a mulher estar. A vereadora por São Paulo reconhece a importância de movimentos como o "Mais Mulheres no Poder" para mudar essa realidade.


O bate-papo com Patrícia Bezerra e as cinco pré-candidatas a vereadora será transmitido pela página do movimento. Esta é a 11ª      realizada pelo "Mais Mulheres no Poder" em Maringá. 





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário