sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Greve no transporte coletivo de Maringá entra no seu terceiro dia

18/09/2020_

Café com Jornalista – Terminou sem acordo, na quinta (17) à noite, a primeira reunião da mesa de negociação entre o Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) e as empresas TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (metropolitano). Representaram a administração municipal na reunião o vice-prefeito Edson Scabora (MDB) e o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Sem um acordo, a greve entra nesta sexta (18) em seu terceiro dia. Às 9 horas, ocorrerá audiência de conciliação virtual na Justiça do Trabalho.

Reunião de quinta-feira (17) ocorreu no Sinttromar e durou três horas – Foto: Luiz Fernando Cardoso/Sinttromar
Na reunião, tanto os representantes das empresas como o sindicalistas cobraram um maior envolvimento da administração municipal.

"O poder público tem de nos auxiliar na solução deste problema, porque a greve é ruim para todos: empresa, passageiros, prefeitura e sindicato. O que nos interessa, neste momento, é um protagonismo maior do poder público e uma postura mais clara e assertiva do prefeito [Ulisses Maia]", disse Sandro Lunard, advogado do Sinttromar.
Às empresas, o presidente do Sinttromar, Ronaldo José da Silva, disse não há condição de os trabalhadores se submeterem à falta de reposição das perdas salariais e de abrir mão do pagamento da participação nos lucros e/ou resultados (PLR).

As empresas não aceitaram negociar o PLR, sob a alegação de que a concessionária passa por dificuldades financeiras. A possibilidade de um projeto de lei, que permitisse algum repasse emergencial do município às empreas, foi aventada na reunião.

O site do Sinttromar publicou matéria completa sobre a reunião, leia aqui.





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Digital, o editor do Café com Jornalista tem 20 anos de experiência na profissão. Especialista na cobertura de política, o jornalista trabalhou nos jornais Diário do Sudoeste, Jornal de Beltrão, Diário do Norte, O Diário de Maringá e Notícias do Dia, onde foi editor-chefe. Foi estagiário na Deutsche Welle (DW), em Bonn (Alemanha), e colaborador da Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. É escritor autor de três e-books: Orfeu e Violeta, Quero Café! e Nas Curvas de Maringá (pesquise na Amazon). Siga no Twitter: @LF_jornalista